quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

RIO DE JANEIRO

Caminhar pelo Rio de Janeiro é um prazer que se renova a cada passo. Condução? Bobagem. Um passeio da Praça Mauá à Cinelândia precisará de, no mínimo, três dias para conhecer alguns dos principais pontos culturais e históricos da cidade. Só na região da Cinelândia há o Museu Nacional de Belas Artes, o Teatro Municipal, a Fundação Biblioteca Nacional, a Câmara de Vereadores e o famoso Amarelinho – os quatro últimos na Praça Marechal Floriano.  
        O Teatro Municipal (que é o Estado) domina a Praça Floriano com sua arquitetura imponente, semelhante ao Palais Garnier, de Paris. A campanha para a construção de um teatro começou logo após a proclamação da República por Arthur Azevedo, mas somente no início do século XX, como parte da reurbanização da cidade, as autoridades resolveram lançaram um concurso para escolher o projeto para o teatro. O concurso terminou com empate entre Francisco de Oliveira Passos, filho do prefeito Pereira Passos, e Albert Guilbert e assim o teatro resultou de uma fusão dos projetos de ambos. As obras começaram em 1905 e concluídas em 1909. A inauguração ocorreu em 14 de julho daquele ano com a presença do presidente da República, Nilo Peçanha.
Se o edifício é belo externamente, o interior dele também arrebata o visitante: ônix, bronzes dourados, mármore, ferro fundido e cristais constituem os principais materiais decorativos.  No foyer em estilo Luis XVI, merecem atenção os vitrais a abóbada. Pinturas de Eliseu Visconti (1866-1944), Henrique Bernadelli (1858-1936) e Rodolfo Amoedo (1857-1941) podem ser admiradas com as esculturas de Rodolfo Bernardelli (1852-1931).
A sala de espetáculos tem 2244 assentos, sendo 456 poltronas em madeira e veludo na plateia, circundadas por 22 frisas; acima o balcão nobre com 344 poltronas e 12 camarotes, além da cabine de luz e som. No andar superior, o balcão simples oferece mais 500 lugares; a galeria logo acima tem 724 cadeiras.
       Há visitas guiadas de terça a sexta-feira. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) e são vendidos apenas para o dia a partir das 10h30.



                                                   

Endereço: Praça Marechal Floriano, s/n. Metrô Cinelândia. Tel. 21-2332-9191.

Nenhum comentário: