quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

MAPA DO TESOURO

O Museu de Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS) mantém a Coleção Rádio Nacional, que reúne parte do acervo histórico da emissora que foi líder absoluta de audiência entre 1940 e 1950, considerada a época de ouro do rádio no Brasil. Fazem parte da coleção programas de auditório, como os de César de Alencar e Manoel Barcelos, programas de calouros e musicais com os ídolos da época. O tesouro guarda radionovelas famosas, inclusive Em Busca da Felicidade”, original do cubano Leandro Blanco, com adaptação de Gilberto Martins. Foi a primeira a ser transmitida pela emissora, durou mais de dois anos e faziam parte do elenco Lourdes Meyer e Brandão Filho. 
Lá se encontram também as transmissões do “Repórter ESSO, a testemunha ocular da história” pelo locutor Heron Domingues (1924-1974). Não faltam sequer edições extraordinárias. A Coleção compõe-se de milhares de discos, roteiros de programas escritos por importantes nomes do rádio brasileiro como Almirante, Renato Murce, Paulo Tapajós, Fernando Lobo e Max Nunes, além de partituras de grandes orquestras assinadas por maestros e arranjadores entre os quais Guerra Peixe, Lírio Panicali, Léo Peracchi e Moacyr Santos.

         O Museu tem dois endereços: Rua Visconde de Maranguape 15, Lapa; fone: 21-2332-9509 e Praça Luiz Souza Dantas, 1 (Praça XV), fone: 21- 2332-9068

Saguão do edifício onde funcionou a Rádio Nacional.