sexta-feira, 22 de abril de 2016

RIBEIRÃO PIRES
Abril azul e ensolarado é uma ótima oportunidade para um passeio interessante e de baixo custo. A boa notícia é que se você tem 60 anos ou mais não terá gastos com transporte porque não paga ônibus, metrô e trem. Destino: Estância Balneária de Ribeirão Pires. A cidade fica a 55 km da capital paulista e tem menos de 20 mil habitantes.
          As estações do metrô Luz, Brás e Tamanduateí têm conexão com a Linha Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A direção é Rio Grande da Serra. É importante evitar os horários de pico – depois das 10 horas. Os trens são confortáveis, limpos e dispõem de ar condicionado. A última estação paulistana é Tamanduateí; seguem-se São Caetano, Utinga, Prefeito Saladino (Prefeito Saladino? O único Saladino, de que tinha ouvido falar foi adversário do rei Ricardo Coração de Leão. A única coisa de origem inglesa aqui é a ferrovia. Este é Saladino Cardoso Franco (1873-1951), nascido em São Bernardo, como descobri mais tarde), Santo André - Prefeito Celso Daniel, Capuava, Mauá, Guapituba (bairro de Mauá) e Ribeirão Pires.
A estação de Ribeirão fica no centro da cidade e ao lado da Rodoviária. Muitos santistas costumavam veranear nesta cidade, na época distrito de Santo André. Mas isso foi há muito tempo. O fato de a ferrovia cortar a cidade não atrapalha a vida da população que dispõe de passarela, mas prefere mesmo usar a porteira que se abre e fecha cada vez que passa o trem. Casas baixas e coloridas; ruas estreitas e sinuosas que conduzem a uma simpática área de alimentação ao ar livre. Dependendo da do dia e da hora há shows como sugere o palco no meio da praça.
A Praça Oriental inaugurada em 1971 pelo embaixador japonês no Brasil é um lugar bonito e tranquilo. Na mesma quadra encontra-se o Centro de Exposições e História (Rua Miguel Prisco, 286).  Vale a pena conhecer a igreja de São José no Centro Alto – do outro lado da linha do trem (de preferência usar a passarela para atravessar).
Há ainda os Mirantes de Santo Antonio (Rua Bela Vista, nº 190 – Jardim Mirante) com a capelinha quase centenária e o de São José (Rua Joaquim Moreno, nº 52 – Jardim Panorama), onde se acha a capela de São José, padroeiro da cidade. O Parque Municipal Milton Marinho de Moraes é banhado pela Represa Billings (Rua Major Cardim, 3100 – Estância Noblesse), enquanto o destaque no Parque Pérola da Serra é a residência em estilo colonial mexicano construída em 1943. (Rua Diamantino de Oliveira, 220 – Vila Pastoril).

O ponto mais alto do município é a Pedra do Elefante de onde se tem uma vista panorâmica das cidades vizinhas. Um passeio para quem tem tempo e disposição de caminhar 1h30 por uma trilha na Mata Atlântica. Local: Travessa da R. Miro A. Peduzzi, altura nº 900.

Praça da alimentação.


Jardim Oriental


Nenhum comentário: