terça-feira, 12 de julho de 2016

HISTORIA DO JIPE

Bonitos, coloridos e elegantes. Algumas marcas de jipes mantêm o jeito brigão de seu ancestral, que foi desenvolvido nos Estados Unidos no período da II Guerra Mundial com um conceito muito próprio: prover a tropa mecanizada com um elemento rápido e flexível capaz de fazer tudo o que a cavalaria fazia em outros tempos. Mais ainda: fazer aquilo que a cavalaria não podia fazer. Era, portanto, um veículo militar. O nome, entretanto, foi inspirado na história de um marinheiro muito famoso na época e que tinha um boneco chamado Jeep capaz de fazer coisas espantosas. Claro, o marinheiro Popeye (Popeye the sailor).  
O jipe surgiu como um carro de reconhecimento do exército americano. Pequeno pesando 250 kg, mas possante, com tração nas quatro rodas, batia todos os recordes de agilidade, maneabilidade e resistência. Uma reportagem da revista EM GUARDA (Ano 1, nº 6) explica que “A vantagem essencial do ‘Jeep’ é que ele se presta para correr em boas e más estradas, para vencer escarpas, avançar por valas e buracos, por paus e por pedras, por água e lama, neve e gelo. Foi construído para enfrentar tudo isso – e por incrível que pareça, até tremendos solavancos que o projetam no ar, como um carro voador. E quando ganha o terreno novamente (...) prossegue em sua corrida fantástica, como se nada houvesse acontecido.”
O jipe foi usado como carro de reconhecimento, rebocador de canhões antiaéreos, transporte de mensageiro, de munição, máquinas e ferramentas; era levado em aviões e largados em paraquedas para uso das tropas de infantaria aérea. O porte reduzido permitia ocultar-se em meio de vegetação baixa o que dificultava que os atiradores dos tanques os localizassem e acertar a pontaria. Era forte e leve e, assim, quando virava, a guarnição podia colocá-lo em posição e continuar o caminho.

Com o final da guerra, os jipes popularizaram-se pelo mundo e o carro que nasceu bom de guerra teve uma nova aplicação em tempos de paz. Mas isso é outra história.
(Foto: Normandia, 2015 - HPPA.)


Jipes guiando divisão motorizada. Revista EM GUARDA.



Jipe original, festejos dos 71 anos do Desembarque na Normandia.


Nenhum comentário: