segunda-feira, 31 de outubro de 2016

HOJE É DIA DE SACI

O Estado de São Paulo já comemora o Dia do Saci (Lei nº 11.669, de 13 de janeiro de 2004). O projeto foi iniciativa do vereador Afonso Lobato (PV). A justificativa para aprovação da lei: “Entendemos que a comemoração anual do ‘Dia do Saci permitirá um contato sistemático com a variedade e a beleza das tradições do País, de modo a fortalecer o processo de consolidação da identidade nacional bem como a autoestima do povo brasileiro".
Várias outras cidades paulistas também já têm leis que oficializam a data, com o mesmo intuito de reforçar a cultura e folclore nacional, entre elas São Luiz do Paraitinga, São José do Rio Preto, Guaratinguetá e Embu das Artes. Vitória (ES), Poços de Caldas e Uberaba (MG), Fortaleza e Independência (CE) também oficializaram a homenagem ao Saci-Pererê, personagem brasileiro, nascido da miscigenação brasileira que gerou uma rica diversidade cultural.  
O Saci é um garotinho de um uma perna só que anda solto pelo mundo fazendo reinações de toda sorte e pregando peças nas pessoas. Ele está sempre com um pito aceso na boca e não tira a carapuça vermelha da cabeça. O que ele faz? Ele azeda o leite, quebra a ponta das agulhas, esconde as tesourinhas de unhas, embaraça os novelos de linha, bota mosca na sopa, queima o feijão que está no fogo e gora os ovos das galinhas. Isso é só um pouco das artes que ele faz. 




Quem quiser saber mais sobre o menino endiabrado, pode ler "O Saci", de Monteiro Lobato. O meu exemplar é ilustrado por André Le Blanc (17ª Edição). E VIVA O SACI!!! 

Nenhum comentário: