segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

FILHOS DE PEIXE (2)

Procópio Ferreira ou João Álvaro de Jesus Quental Ferreira (1898-1979) é um dos maiores nomes do teatro brasileiro e a filha Abigail Izquierdo Ferreira (1922) herdou o talento e a paixão dele pela arte. Ela é Bibi Ferreira, 94 anos, atriz, diretora, escritora e cantora.
De tradicional família mineira Tarcísio Meira (Tarcísio Magalhães Sobrinho), 81 anos, faz parte da geração de atores que migrou do teatro para a televisão – onde estreou em 1959 (Teleteatro Tupi) e em 1969 foi protagonista da primeira novela da TV (2-5499, ocupado). É casado com Nilcedes Soares Guimarães ou Glória Menezes, 82 anos. O casal tem um filho Tarcísio Pereira de Magalhães Filho, 52 anos, que também é ator. Tarcísio Filho estreou na televisão em 1980 em Coração Alado e no cinema em 1972 interpretando D. Pedro I em Independência ou Morte.
Tonia Carrero ou Maria Antonietta Portocarrero Thedim, 94 anos, não foi apenas uma das mulheres mais bonitas do Brasil. Ela é uma das mais importantes atrizes brasileiras embora afastada das telas e dos palcos. O filho único Cecil Thiré, 73 anos, seguiu-lhe os passos, assim como os netos Miguel Thiré (34), Luísa Thiré (43)e Carlos Thiré (44). Luisa é mãe de outro ator, Vitor Thiré.
       A atriz Fernanda Montenegro, 84 anos, brilha onde quer que se apresente – palco, cinema ou televisão. Casada com o ator Fernando Torres, falecido em 2008, ela é mãe de Fernanda Torres (51), – outra grande atriz –, e de Cláudio Torres (53), diretor e produtor de cinema.
A atriz Monah Delacy, 86 anos, começou a carreira em 1953, casou-se com o ator Geraldo Matheus Torloni. Eles são os pais de Christiane Torloni (59), que por sua vez é mãe do ator Leonardo Torloni Carvalho (37), filho do ator Denis Carvalho (1946).
Camila Pitanga (39) e Rocco Pitanga (36) são filhos dos atores Antonio Pitanga (77) e Vera Manhaes (66). Antônio Carlos Pires (1927-2005), ator e humorista, é pai de Glória Pires, que por sua vez é mãe de duas atrizes – Cleo (34), com Fábio Jr. e Antônia Morais, com Orlando Morais.
Difícil mesmo é competir com Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, ou Chico Anysio (1931-2012) em todas as áreas. Ele foi ator, humorista, escritor, compositor, comentarista e diretor de cinema. Casou-se várias vezes e apenas uma esposa parece uma estranha no ninho artístico. Ele foi marido das atrizes Nancy Wanderlei, Rose Rondelli e Alcione Mazzeo, Regina Chaves (Frenéticas), a professora Zélia Cardoso de Mello e Malga di Paula. Ele teve nove filhos, sete biológicos. Não é de admirar que vários filhos tenham se tornado atores como Lug de Paula, Nizo Neto, Bruno Mazzeo (também é escritor) e André Lucas (filho adotivo). Chico Anysio era irmão da atriz Lupe Gigliotti, do cineasta Zelito Viana e do compositor Elano de Paula; tio do ator Marcos Palmeira, da atriz Cininha de Paula e tio-avô da atriz Mara Maya, filha de Cininha de Paula com o diretor Wolf Maya.
          E assim la nave va... Com certeza faltaram muitos filhos de atores famosos, mas ficam para outra ocasião. 
Chico Anysio com os filhos 
Bruno Mazzeo e Nizo Neto. (Foto: TV Globo.)

Nenhum comentário: