quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

VERÃO. VAMOS À PRAIA.

UBATUBA
Foi na praia de Iperoig (Ubatuba), enquanto se encontrava refém dos tamoios, que José de Anchieta (1534-1597) escreveu o “Poema à Virgem” em 1562. Em 1637 a aldeia de Iperoig foi elevada à vila e recebeu o nome de Vila Nova da Exaltação à Santa Cruz do Salvador de Ubatuba. Como sempre, há várias interpretações para o significado de ubatuba e um deles é lugar das canoas.
Desde 1948 é Estância Balneária, fica a 250 km de São Paulo, tem cerca de noventa mil habitantes (IBGE, 2014) e 83% do território ficam no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba. O município tem uma centena de praias e duas ilhas importantes – das Couves e Anchieta.
Benedito Calixto pintou em 1920 a cena de Anchieta escrevendo o famoso poema nas areias de Iperoig. Acervo particular.



 GUARUJÁ
A Estância Balneária de Guarujá está situada na Ilha de Santo Amaro, a terceira maior do litoral paulista. Américo Vespúcio aportou na Praia dos Navegantes em 1502. Guarujá emancipou-se em 1947 – há exatos 70 anos. A ilha de Santo Amaro tem 22 quilômetros de praias e, embora as urbanas sejam as mais frequentadas e famosas (Guaiuba, Enseada, Astúrias, Tombo, Pitangueiras, Pernambuco, Perequê, Iporanga), ainda há algumas pouco conhecidas. As mansões ao longo do século XX foram substituídas por prédios de apartamentos.

A beleza das praias de Guarujá logo definiu o destino turístico da cidade. As famílias paulistanas com recursos construíam casas de madeira importada dos Estados Unidos para as temporadas de verão na praia, como registrou Benedito Calixto nesta tela de 1896, pertence à coleção de Elio Sacco.



SÃO SEBASTIÃO
Bonita o tempo todo é a bordão da Estância Balneária de São Sebastião, que não é apenas um polo turístico, mas abriga um porto que, por sua configuração natural, foi classificado como a terceira melhor região portuária do mundo. São Sebastião. Situado a 197 km da Capital, tem cerca de 85 mil habitantes. O município, que também faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar, tem 100 km de costa e 30 praias entre as quais se destacam Enseada, Guaecá, Toque-Toque e Boraceia. Enfeitam a costa o Arquipélago de Alcatrazes e a Ilha do Montão de Trigo entre outras.

Benedito Calixto registrou em 1920 o“Velho Convento de São Sebastião”. 

 

Fonte: Novo Milênio.

Um comentário:

Nilton Tuna disse...

Estou adorando seu tour pelas praias paulistas ilustrado por Benedito Calixto!