terça-feira, 30 de maio de 2017

MELHORE SEU VOCABULÁRIO.
Sua vida e a dos outros.

Há algumas expressões que estão esquecidas no cotidiano e fazem parte da sociabilidade, ou seja, das regras de boa convivência. Essas palavras fazem muito bem para quem usa e para quem ouve. São as palavras mágicas que ajudam a melhorar as relações sociais. Anote, por favor.
BOM DIA – não custa nada e é sempre muito agradável de ouvir. (Vale para BOA TARDE e BOA NOITE.)
OBRIGADO (A) – Para começar é bom esclarecer que homem diz OBRIGADO e mulher, OBRIGADA. Agradecimento superficial ou mais profundo, que firma um vínculo com aquele que me deu alguma forma de sua atenção em palavras ou atos.
DESCULPE-ME – ou suas variantes. É uma demonstração civilizada de que se está arrependido por alguma ação ou falta cometida contra alguém. De uma pisadela a um esbarrão.
POR FAVOR – nunca se esqueça de dizer porque é essencial nos relacionamentos. É uma expressão de cortesia que ameniza as ordens que damos e os pedidos que fazemos no cotidiano. Com certeza pesará muito na decisão da pessoa a quem se dirige o pedido e, no caso, de ordem, ela será mais bem acatada.
COM LICENÇA – Cabe na abordagem de alguém, numa interrupção, num simples pedido de passagem. A expressão “dá licença” deve ser evitada porque é rude.
Educação começa em casa. Cabe aos pais ensinar aos filhos o uso das palavras mágicas. Ao entrar no elevador cumprimentam-se as pessoas, os funcionários do prédio e os que prestam serviços públicos (carteiro, lixeiro, gari etc.), o motorista e o cobrador do ônibus... Enfim, o dia ficará muito melhor com um bom dia.
Costumo ouvir muita gente reclamando da má educação dos franceses. Discordo inteiramente. Eles são mestres no uso das cinco expressões e, provavelmente, quem se queixa não faz uso delas.
 
Cena de Verão, de Fréderic Bazille (1841-1870).



Nenhum comentário: