terça-feira, 22 de agosto de 2017

TICO-TICO NA ACLIMAÇÃO

Não é exatamente uma praça, mas uma das muitas sobras de terreno da urbanização do Morro da Aclimação, que a Prefeitura ajardinou e os vereadores aproveitaram para homenagear algum personagem da vida da cidade. Então, por acaso, outro dia vi a placa meio escondida entre as folhagens e reconheci um nome importante do jornalismo brasileiro: José Carlos de Moraes (1922-1999), conhecido também como Tico-tico.
Tico-tico nasceu em Angatuba, fez Direito no Largo de São Francisco e nessa época participou da Caravana Artística XI de Agosto, cantando emboladas. Começou a trabalhar na Agência Nacional, atuou em várias emissoras de rádio importantes e fez parte da primeira equipe jornalística de televisão ao lado de Maurício Loureiro Gama (1912-2004), quando a TV Tupi de São Paulo foi inaugurada em 18 de setembro de 1950.
A lista de personalidades entrevistadas por ele é invejável – de Dwight Eisenhower, John Kennedy, Fidel Castro, Che Guevara a todos os papas eleitos ao longo dos seus 54 anos de atividade jornalística de acordo com a pequena biografia do Museu da TV. As viagens de avião a trabalho transformadas em horas de voo equivaleriam a 13 voltas ao mundo. Era ágil, entusiasmado e comprometido com a informação.
Muito bom reconhecer um nome tão importante do jornalismo brasileiro numa esquina aqui do bairro. Boas lembranças. 


Nenhum comentário: