segunda-feira, 13 de novembro de 2017

ALOHA
Imagem Google Earth.
Sensação extraordinária estar sob um céu muito azul, cercada pela água azul e prateada do Pacífico e aquecida pelo sol que doura a areia e os corpos estendidos ao longo da costa, enquanto uma brisa perdida no oceano sopra para nos trazer à realidade. É só você e a imensidão do mar, afinal o arquipélago do Havaí não passa de um punhado de pedrinhas no meio dos 180 milhões de km² do oceano Pacífico, o maior do nosso planeta. Não se engane. Não importa quantas pessoas estejam ali ao seu lado. Feche os olhos, respire fundo e sinta os raios solares fluindo pelo seu corpo e a marulhar da água aos seus pés. Parece que o tempo não existe. MAHALI! Fotos: Hilda Araújo.
O arquipélago do Havaí é formado por 132 ilhas de origem vulcânica no meio da imensidão do oceano Pacífico. Os naturais da terra acreditavam que a deusa tubarão Ka'ahupahau vivia em Oahu com seu irmão Kahi'uka na baía de Wai Momi – águas perolizadas – porque era ali que apanhavam pérolas e ostras. Pelo menos até o século XIX. A baía de Wai Momi tão especial para os polinésios ganhou nova denominação, quando os norte-americanos alugaram-na em janeiro de 1887 para a instalação da base naval de Pearl Harbor.
Monumento ao Rei Kamehameha.
Nenhum reino é feliz, mas os habitantes primitivos viviam em uma sociedade autossuficiente até o desembarque do navegador inglês James Cook (1728-1778) em janeiro de 1778, quando ganhou o nome de Ilhas SANDWICH. Uma das primeiras consequências da chegada dos estrangeiros que, em suas longas viagens transoceânicas, passaram a fazer escalas nas ilhas, foi a morte de dezenas de milhares de nativos por causa das novas doenças trazidas pelos navegantes. Depois vieram lutas entre os moradores das diversas ilhas até que em 1782 Kamehameha comandou uma guerra que durou 13 anos e uniu o arquipélago, menos as ilhas de Kaua’i e Ni’hau, e instituiu a monarquia. Em 1819 foi substituído pelo filho, Kamehameha II; entretanto, foi apenas sob a administração de Kamehameha III que o Havaí teve a sua primeira constituição (1839) e um governo baseado em três poderes (judiciário, legislativo e executivo).
A partir de 1850 chegaram imigrantes chineses, polinésios e japoneses. Os portugueses – especialmente de Açores e Madeira – também migraram para o arquipélago e se dedicaram ao cultivo da cana-de-açúcar, influenciaram a culinária local e o cavaquinho deixou um descendente importante: o ukelele. A economia baseava-se na extração de madeira vendida para a China, venda de água para os navios em trânsito, abacaxi e cana-de-açúcar. 
         Em 1875 começou a aproximação com os Estados Unidos por meio de um tratado de reciprocidade, que culminou com o arrendamento do porto em Oahu, o que garantiu aos havaianos o direito exclusivo de exportar açúcar para os Estados Unidos sem taxas alfandegárias. A anexação do Havaí ocorreu em 1889 e a incorporação à União, apenas em 21 de agosto de 1959, tornando-se então o 50º estado norte-americano. A principal ilha do arquipélago é Oahu, onde fica a capital do estado, Honolulu – que significa baía protegida em havaiano.
          O estado tem cerca de um milhão e meio de habitantes e a população ocupa oito ilhas do arquipélago interligadas por balsas ou aviões. As principais são Oahu, Mauí, Kauai, Hawai’i ou Big Island. A personalidade mais famosa é o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, mas Elvis Presley (que nem é de lá)ainda é lembrando.


Nenhum comentário: