domingo, 19 de novembro de 2017


O PARAÍSO EM CHAMAS 
Memorial USS Arizona


Um barco da Marinha transporta os visitantes ao Memorial. 
 No dia 7 de dezembro de 1941, durante a guerra na Europa, os japoneses atacaram Pearl Harbor, base da frota dos Estados Unidos no Pacífico. Os dois países ainda negociavam, quando o ataque ocorreu danificando ou destruindo 21 navios e 347 aviões. Morreram 2403 americanos e outros 1178 foram feridos. O Congresso dos Estados Unidos declarou guerra ao Japão e o presidente Franklin D. Roosevelt assinou o documento em seguida. Alemanha em apoio aos japoneses declarou guerra aos Estados Unidos no dia 11, o que levou os americanos para o teatro de guerra na Europa em apoio à luta da Inglaterra e União Soviética (Rússia).

         Um dos navios perdidos foi o encouraçado USS Arizona: uma bomba atingiu o paiol de munição. A embarcação com a tripulação de 1177 homens afundou e, apesar de todos os esforços os corpos de 900 tripulantes não foram recuperados, mas nunca esquecidos. Em 1962 foi construído o USS Arizona Memorial – Marco Histórico Nacional – sobre os destroços do encouraçado, porém, sem tocá-lo. O visitante pode ver os restos da embarcação e observar que o óleo armazenado nos tanques do navio continua fluindo até a superfície setenta e seis anos depois. O Memorial, operado pelo Serviço Nacional de Parques com apoio da Marinha dos Estados Unidos, recebe mais de um milhão de visitantes por ano. (Ingresso e transporte gratuito para o Memorial USS Arizona.) 


USS BOWFIN – depois da visita ao Memorial é possível conhecer o submarino que esteve em operação no Pacífico durante a II Guerra e a Guerra da Coreia. Ele esteve em ação de 1942 a 1953, depois voltou ao serviço da Marinha em 1960 por mais onze anos. Tornou-se museu em 1979. O museu não trata apenas da história do Bowfin, mas do desenvolvimento do submarino, uma ideia que o homem ousou por em execução pela primeira vez em 1776 até o submarino nuclear. Outro aspecto importante da visita é a descoberta da vida árdua da tripulação em trabalho penoso dentro de um tubo estreito submerso. A tripulação original era de 70 homens (sete oficiais e 63 alistados), mais tarde aumentada para 80 homens (oito oficiais e 80 alistados). O ingresso para a visita ao submarino e ao museu custa USD 12 (adultos), USD 8 (idosos) e USD 5 (crianças). 


Adicionar legenda


















Já que o assunto é militaria, vale conhecer também o USS Army Museum of Hawaii - Fort Derussy, no 2161 Kalia Rd. Entrada gratuita. Na saída, vale pegar uma praia.


Nenhum comentário: