domingo, 5 de novembro de 2017

SAN FRANCISCO

Famosa e pequena. Pelo menos para o padrão paulista, pois tem menos de um milhão de habitantes, e mesmo assim San Francisco é a quarta cidade mais populosa da Califórnia. Situada em uma península, a área que circunda as baías de San Francisco e San Paulo concentra cerca de sete milhões de pessoas. Para um visitante com pouco tempo pode ser torturante escolher entre tantas atrações que a cidade oferece.

Escolhi aproveitar o sol de verão para caminhar pela cidade sem compromisso, evitando naturalmente, as ladeiras mais íngremes (encantadoras vistas de cima ou de baixo). 

 Se não der para ir a todos os lugares, pelo menos tentar ver a cidade de um ponto privilegiado e Twin Peaks é o local certo. Se não é o ponto mais alto da cidade, tem certamente a preferência dos visitantes pela magnífica vista que oferece. Como o nome diz, são duas colinas gêmeas com altura de 282 metros e que distam uma da outra apenas 200 metros. Puritanos de plantão: o nome é uma referência aos seios femininos. A ideia foi dos espanhóis que os chamaram inicialmente de Los Pechos de la Chola; os americanos mantiveram a ideia, mas preferiram o eufemismo.



Um sábado a ver navios.

A Bay Bridge, inaugurada em 1936, tem dois andares (cinco faixas de trânsito por andar) e quase seis quilômetros de extensão, liga San Francisco a Oakland pela ilha de Yerba Buena. Foi bastante afetada pelo terremoto de 1989 e o trecho entre Oakland e Yerba Buena foi reconstruído com mão dupla e sem o andar superior.
         

A elegância da Golden Gate e a beleza da paisagem de San Francisco.
A ponte pênsil Golden Gate liga San Francisco a Sausalito, tem 2.737 metros de comprimento e é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno - pelo menos pela Associação dos Engenheiros Civis Americanos. Acabou de completar 80 anos. O projeto é do arquiteto alemão Joseph Strauss. É um dos símbolos da cidade, mas sua beleza tem um lado trágico: é o local onde mais pessoas se suicidam em todo mundo. A prefeitura da cidade mantém atualizados os dados estatísticos: em 2013 houve 46 casos de suicídios; em 2006 a autoridade responsável pela ponte conseguiu remover 70 pessoas suspeitas de tentar saltar para a morte. 


LOMBARD STREET. Apesar das belas residências, não deve ser bom morar lá: uma rua florida para motoristas exibirem suas habilidades ao volante e  centenas de turistas para baixo e para cima tirando fotos e falando alto. 



Se cansar, sempre se pode pegar o bondinho na rua de cima.

CHINATOWN. Nos fins de semana, a rua é fechada para uma grande feira. A comunidade (principalmente jovens) colabora, ajudando a controlar o trânsito nas ruas transversais. Uma festa com música, shows e comida entre uma compra e outra.
Restaurante chinês, com música do lado de fora.

Uma grande feira colorida nos fins de semana
Continua.

Nenhum comentário: