terça-feira, 7 de novembro de 2017

SAN FRANCISCO SEM PRESSA

Enquanto os turistas se agitam pelo parque e os moradores aproveitam o sábado com a família, o jovem artista aproveita a sombra e um raro momento de paz para desenhar o cenário em torno dele.

Um marco cultural de San Francisco é a City Lights Bookshop & Publishers, fundada em 1953 pelo poeta Lawrence Ferlinghetti (1919) e pelo professor Peter D. Martin (1923-1988). Martin editou em 1956 o livro “Howl and Other Poems”, de Allen Gingsberg (1926-1997), um dos precursores do movimento beat. A publicação da obra resultou num processo por obscenidade contra o editor, que foi absolvido. Nos banners:

"Nothing is harder
on the soul
 than the smell of dreams
while they are evaporating." 
Mahmoud Darwish (1941-2008). Stop the Deportations!



No bairro chinês, o New Sun Hong Kong Restaurant homenageia os grandes músicos americanos e às vezes um conjunto típico, na calçada, recepciona os clientes com música e atrai a simpatia dos pedestres. Fica na Broadway.



Mesas coloridas na calçada à espera da clientela, mas ainda é muito cedo para uma refeição revigorante. Columbus Avenue








Ah! Lá vem o bonde apinhado de turistas descendo a ladeira em Chinatown.


O bonde é um bom meio de se chegar ao Fisherman's Wharf – um local desenvolvido pelos imigrantes italianos no século XIX, atraídos pelo desenvolvimento da cidade provocado pela corrida do ouro. Na segunda metade do século XX, tornou-se um ponto turístico com várias atrações.



Uma delas é o San Francisco Maritime National Historical Park, que incorpora o  Aquatic Park Historic District (Van Ness Avenue, Polk Street e Hyde Street).



Na Avenida Van Ness, em Russian Hill, encontra-se a Holy Trinity Cathedral, fundada em 1857, mas o prédio atual data de 1909, pois o original foi destruído pelo terremoto e incêndio de 1906. São famosos os sete sinos da igreja – cinco doados pelo czar Alexandre III da Rússia.


A Igreja de Santa Brígida está fechada desde 1994, quando os paroquianos iniciaram uma luta com a Arquidiocese de San Francisco para preservá-la. Atualmente, pertence ao Academy of Art Institute, que a mantém fechada ao público. Embora tenha sido fundada em 1864, foi reconstruída em 1907 após o terremoto.


Nenhum comentário: