quarta-feira, 15 de novembro de 2017

WAIKIKI  

         Honolulu é uma cidade feita sob medida para se caminhar. Elegante. Tudo parece novo. Aliás, é tudo praticamente novo porque o desenvolvimento se acelerou a partir da anexação do Havaí pelos  Estados Unidos em 1959. Ruas primorosamente limpas. Trânsito seguro – pedestres e motoristas seguem as regras. Transporte público, só na soalheira ou para os lugares muito afastados.
O traçado urbanístico ajuda a aproximar as pessoas dos espaços privados – você vai andando e então há um pequeno lago na calçada que o leva para perto de lojas, shoppings ou restaurantes, um jardim o aproxima de um hotel de luxo. Uma surpresa descobrir que ônibus circulam no estacionamento de shoppings, como o Ala Moana Center – o maior do Havaí e o décimo quinto dos Estados Unidos.

A impressão é de que ninguém tem pressa – nem moradores nem turistas. Não faltam atividades nessa ilha que convida à fantasia. Nadar, mergulhar, velejar, caminhar pelas praias para admirar a paisagem de Waikiki, descobrir um casal de noivos – ela a rigor e ele de bermudas – procurando um cenário para o grande momento de suas vidas; assistir a uma partida de vôlei... 

Se cansar, procure um banco vazio e agraciado com uma sombra para simplesmente olhar o mar; ou quem sabe colocar uma rede entre dois coqueiros e aproveitar o momento. Que tal aproveitar a oportunidade única de aprender a surfar com quem entende do assunto – não se preocupe porque a aula é na areia e alguns instrutores valem uma tentativa. Não tem prancha? Não se preocupe. Pode alugar uma facilmente.

No final da tarde, o único compromisso é ver o sol se por no horizonte. Um espetáculo que se renova todos os dias. De preferência sob a árvore canora que atrai a atenção de todos. Nada de tecnologia. Trata-se de passarinhos que parecem preferi-la às outras e se alvoroçam ao cair da noite quando retornam de mais um dia de revoadas.

Aos sábados a Avenida Kalakaua é fechada para o transito de veículos para uma grande feira de comida e artesanato e apresentações musicais ao entardecer - em uma ponta – uma orquestra e na outra um conjunto típico. Sempre dá para conciliar a música com o por do sol que acontece ali na praia.






À medida que escurece vão se acendendo os tocheiros que ornam toda a avenida e começa um cortejo de personagens da cultura havaiana... Uma vez por semana um dos hotéis da cidade promove na orla ao entardecer uma apresentação de Hula – que não é apenas uma dança tradicional havaiana. Ela representa um estilo de vida baseado em uma religião ancestral. Os movimentos do bailarino são inspirados nos elementos naturais – montanhas, ondas do mar – e em sentimentos – amor e ódio etc.

Se preferir, pode ir a um lu’au – uma festa noturna na praia com danças típicas e jantar. O nome tem origem no prato servido na ocasião, feito com brotos de taro (espécie de inhame popular na Polinésia), frango ou polvo cozido em leite de coco. É bom ressaltar que é tudo turístico.


A praia nunca está vazia à noite. Há sempre pessoas no mar, enquanto pessoas chegam com toalhas ou esteiras que estendem pela relva para uma noite de sono; outros se instalam nos bancos dormir. Cabelos compridos, pele ressequida pelo sol... Surfistas que perderam a grande onda? Uma mulher trouxe a cadeira de praia, um isopor (comida?) e um vidro com flores... Na outra ponta, se instalam enxadristas indiferentes ao movimento ao redor.  






















Nenhum comentário: