sábado, 9 de dezembro de 2017

CINE MARAPÉ

         É muito provável que ao fazer compras no Supermecado Abreu, onde se “economiza do começo ao fim”, a maioria das pessoas não se dê conta de que aquele foi o endereço do saudoso Cine Marapé: Av. Pinheiro Machado 677. Para grande alegria dos moradores do CANAL 1 e adjacências, a Empresa de Cinemas de Santos inaugurou a casa na quarta-feira 24 de setembro 1952.
         Anúncio foi publicado em  A TRIBUNA na véspera, no alto da página da programação das salas da Empresa de Cinemas de Santos, propriedade de André Branda e Antonio Campos Jr.

“AMANHÃ – inauguração do Cine Marapé às 19h30. Uma lacuna que se fecha! Um bairro florescente, em constante crescimento, agora se completa, ganhando uma magnífica casa de diversões! Para o espetáculo inaugural, foi escolhido um programa excelente, destinado a todos os públicos. É para fazer as delícias de velhos, moços e crianças... que estão ansiosos para conhecer o novo cinema!...”

         Naquela noite tão especial para o bairro, foram exibidos dois filmes. O primeiro foi “Você já foi à Bahia?”, produção da Disney de 1944 como parte do programa de esforço de guerra dos Estados Unidos. No Brasil, fora lançado em fevereiro de 1945. O roteiro se desenvolve a partir dos presentes que o Pato Donald recebe de seus amigos latinos - ente eles o Zé Carioca - e no meio da história Donald se apaixona por Aurora Miranda (1915-2005) com quem contracena.

"The Three caballeros".

O segundo filme da noite foi “Os filhos dos três mosqueteiros”, uma produção norte-americana de 1949, lançada apenas em 1952. No elenco, Maureen O’Hara (1920-2015) e Cornel Wilde (1912-1989). A não ser a referência aos três mosqueteiros, não tem nada a ver com a obra de Alexandre Dumas (1802-1870). Apenas Atos teve um filho, protagonista do livro “O Visconde de Bragelone”.  
No dia seguinte, A TRIBUNA publicou uma pequena matéria de pé de página informando que a inauguração fora um sucesso, casa lotada e destacando a qualidade dos aparelhos de projeção e sincronização. Esqueceu de mencionar que a sala dispunha de 1.100 lugares!

O cinema funcionava todos os dias com programação bastante variada. 
Como todos os outros cinemas de bairro, o Cine Marapé não resistiu aos novos tempos e fechou há muitos anos. Uma curiosidade: o nome do bairro só foi oficializado em 1953 e assim a empresa de cinema se adiantou ao dar à casa o nome popular daquela região da cidade.

Era uma vez um cinema... (Imagem GOOGLE, street vew.) 

Nenhum comentário: