quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

E VIVA O CINEMA


          Foi na cave do Grand Café, no Boulevard des Capucines em Paris, que no dia 28 de dezembro de 1895 aconteceu a primeira projeção pública de um filme, promovida pelos irmãos August Marie Lumière (1862-1954) e Louis Nicholas Lumière (1864-1948), inventores da novidade. Nessa sessão histórica foram exibidos dez filmes, cada um com a duração de 40 a 50 segundos. Os filmes mais lembrados são “A saída dos operários da Fábrica Lumière" e "A chegada do trem à Estação Ciotat".
        Entretanto, como em quase toda história de invenções há controvérsias quando à do cinema. Há notícias de que na Alemanha os irmãos Max e Emil Skladanowsky teriam inventado o cinematógrafo antes e feito projeções, mas há um consenso entre os estudiosos de que a honra cabe mesmo aos Lumière. 
        Antoine Lumière, pai de Auguste e Louis, era industrial, fabricante de películas fotográficas (filmes) e fotógrafo. A princípio, o cinematógrafo (máquina de filmar) e o projetor foram considerados uma ferramenta de uso científico e sem interesse comercial. Enganaram-se completamente. A invenção foi um sucesso absoluto, conquistou o mundo, gerou uma série de profissões novas e continua evoluindo. Os velhos rolos de filmes estão dando lugar aos equipamentos digitais.
        Os Lumière continuaram criando novidades, como o primeiro processo de fotografia colorida (autochrome). Viveram bastante para ver como a invenção deles transformou o mundo e tornou-se a sétima arte. (Continua.)

Nenhum comentário: