domingo, 10 de dezembro de 2017

Haydn: Missa Sancti Nicolai (Nikolaimesse) - Agnus Dei



Domingo com a bela Missa Sancti Nicolai (Nikolaimesse) – de  Franz Joseph Haydn (1732-1809). Soprano escocesa Lorna Anderson.

Em 1783 o imperador Joseph II (1741-1790) da Áustria proibiu o uso de instrumentos musicais no interior das igrejas e esse é, muito provavelmente, o motivo pelo qual Franz Joseph Haydn não ter composto missas por 14 anos, no período mais fértil (1782 a 1796) da sua carreira.

      A “Missa Sancti Nicolae” tem uma história bem interessante e bem-humorada. O velho príncipe Nicolau Esterházy, para quem Haydn trabalhava desde 1761, resolveu mudar para o palácio da Hungria que não era lá muito saudável. A mudança irritou os componentes da orquestra da corte e o maestro Luigi Tommasini porque, além de estarem alojados com pouco conforto, tinham que ficar longe de suas famílias. Uma situação muito difícil que Haydn soube enfrentar com criatividade e música. Compôs a “Sinfonia do Adeus” em que no Finale os músicos vão saindo um após o outro apagando as velas até que só restam dois violinistas, o maestro Tommasini e o próprio Haydn. O velho príncipe entendeu a mensagem e deu ordens para partir no dia seguinte. Como agradecimento, Haydn compôs uma missa para celebrar o santo homônimo do príncipe na capela do castelo de Eisenstadt. Como não houve tempo os músicos repetiram a música do Kyrie para suprir a falta do Dona nobis pacem – que foi composta mais tarde (1800?). Com o tempo houve uma associação a São Nicolau e ao Natal.


Nenhum comentário: