sábado, 30 de dezembro de 2017

MUSEU E INSTITUTO LUMIÈRE

Lyon é uma das maiores cidades francesas; foi fundada pelos romanos em 43 A.C. e tem uma história intensa e rica. Famosa pelo comércio de seda foi o centro bancário da França e mais tarde tornou-se uma importante cidade industrial no século XIX. Entretanto, Lyon ficou mundialmente famosa quando dois irmãos, Auguste e Louis Lumière, inventaram um aparelho “mágico” que dava movimento à fotografia, registrava fatos e permitiria mais tarde que se criasse um mundo de fantasia. O aparelho denominado cinematógrafo gerou uma indústria poderosa e criou milhares de empregos, acabou mudando a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo, estabelecendo modas e mudando os padrões de comportamento; permitiu o registro de fatos e de História.
No final do século XIX, o industrial e fotógrafo Antoine Lumière (pai dos rapazes) decidiu instalar sua fábrica em Monplaisir, na zona rural de Lyon. Os negócios se desenvolveram bem e surgiu um novo bairro. Antoine resolveu construir uma vila para a família e ele mesmo projetou o imóvel, inaugurado em 1902. Por seu aspecto imponente, os vizinhos da casa a chamavam de “Chateau Lumière”. Atualmente, o chateau abriga o Museu e Instituto Lumière, que revela aos visitantes um pouco desses homens que fizeram da vida uma invenção. 
Durante o século XX, Monplaisir viveu ao ritmo dos Lumière até o final dos anos 1960, quando a fábrica e a vila entraram em decadência até que houve um investimento na recuperação de parte do conjunto; criaram-se assim o Museu e o Instituto Lumière, este promove cursos, exposições e mantém um centro de documentação.
O visitante entra no Museu pelo alpendre, por onde antigamente entravam e saiam os veículos e cavalos. Dizem que uns poucos moradores ainda se lembram dos passeios da viúva de Auguste (ele faleceu em 1958) a bordo de um carro Hispano-Suiza, adaptado pelo marido para que ela pudesse entrar sem ter que tirar o chapéu. Há um parque entre a habitação da família e o Hangar.
       O Hangar, classificado como monumento histórico, foi o primeiro cenário da história do cinema: ele aparece no fundo do filme “La Sortie des usines Lumière”. Ele escapou por pouco das demolições dos anos 1960, foi restaurado e compreende a sala de cinema, o hall de recepção e exposição e um bar. A sala de cinema foi inaugurada em 1998 e assim “por onde antes saíram os operários, os espectadores de hoje retornam ao cinema”.
           

A casa dos Lumière é simplesmente bela. Há 21 salas abertas ao público. A visita começa pelo jardim de inverno e pelos grandes salões onde se pode conhecer a cronologia da invenção do cinema. Uma escada em caracol conduz ao subsolo (antiga cave) onde há projeções de filmes de Lumière; outra grande escada dá acesso à área íntima da casa, como o quarto de dormir de Antoine. Outros cômodos abrigam exposições. No segundo andar, encontram-se a área dos empregados e, mais acima fica o antigo ateliê de pintura de Antoine, agora uma biblioteca.

 (Fotos: Hilda Araújo, 2012.)

Galo: corrimão da escadaria principal.


Museu Lumière: 25 rue du Premier Film, Lyon. Metro: Monplaisir-Lumière, das 11h às 18h30. Abre diariamente, exceto às segundas-feiras. 

Nenhum comentário: