sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

SANTOS E O CINEMA
Largo do Rosário e o Cine Polytheama. Postal: acervo Waldir Rueda. 
A primeira sessão de cinema em Santos ocorreu em junho de 1887, no Recreio Miramar, na praia do Boqueirão. Fernando & Queiroz. A novidade conquistou o coração do santista e logo se tornaria um ótimo empreendimento sem contar que abria espaço para músicos, contratados para fazer o fundo musical dos filmes, que eram mudos. Em 1905, o espanhol Francisco Serrador (1875-1941) instalou um cinematógrafo na praça de touros que existia no final da Rua das Flores (atual Amador Bueno). Um pano quadrado suspenso no centro da arena servia de tela.
Sucesso absoluto. Logo depois foram inaugurados, na mesma rua, o Bijou Theatre com capacidade para cem pessoas, e o Cine Moderno, que dispunha de uma pequena orquestra. Depois veio o Cine Pathé (Pathé Frère era o nome produtora francesa), o primeiro a exibir filmes adultos na cidade.
Os filmes eram basicamente europeus (franceses, italianos, dinamarqueses), mas com o início da I Guerra Mundial (1914-1918), houve problemas de distribuição e o mercado foi abastecido por produções norte-americanas. Em 1918 surgem o Polytheama Rio Branco, no Largo do Rosário (Praça Rui Barbosa), o Cine Central, na Rua Amador Bueno, que teve o nome mudado duas vezes – Parisiense e Selecto. Nessa mesma época o Teatro Guarany foi reformado e adaptado para projeção de filmes e tornou-se o principal cinema da cidade. Na Vila Mathias, o empresário Marcolino de Andrade abriu o Theatro Carlos Gomes que, mais tarde seria vendido, reformado e reinaugurado em 1937 como Cine Carlos Gomes.
Em seus trabalhos sobre Santos o jornalista Olao Rodrigues (1907-1981) relacionou ainda os cines Excelsior, Iris e o Salão Smart; Cine Predial, Cine Tupi, Ele Salon, Clube XV, Paramount, Cine Monte Serrat, Santo Antônio.
O panorama começou a mudar em 1926 com a exibição do primeiro filme sonoro na cidade. Os músicos perdiam uma importante frente de trabalho. Os cinéfilos santistas puderam assistir no Cine Parisiense a “Alvorada do Amor”, filme dirigido por Ernst Lubitsch (1892-1945), com Maurice Chevalier (1888-1972) e Jeanette MacDonald (1903-1965). O filme lançado em 1930 pode ser considerado o primeiro musical do cinema.



Nenhum comentário: