sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

IGARASSU, HISTÓRIA E ARTE.

         Quem foi bom aluno de história ou tem boa memória, lembra que Duarte Coelho (1485-1554) foi um dos primeiros donatários a quem o rei D. João III doou capitanias no Brasil: ele foi beneficiado com sessenta léguas de terras entre o rio São Francisco e o Igarassu. Já estava com quase 50 anos quando desembarcou no litoral de Pernambuco, em 1535, enfrentou índios e fundou Igarassu* (canoa grande em Tupi), que é a segunda cidade mais antiga do Brasil. Hoje a praia onde Duarte Coelho desembarcou chama-se Praia dos Marcos, onde há uma réplica do marco divisório que ele implantou entre as capitanias de Pernambuco e Itamaracá – o original está bem guardado no Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.
A igreja mais antiga do país está em Igarassu e foi construída no mesmo ano por ordem do capitão Afonso Gonçalves e é dedicada a Cosme e Damião, padroeiros da cidade. Desde 1951 faz parte do Patrimônio Histórico Artístico Nacional. O Convento de Santo Antônio – atual Museu Pinacoteca de Igarassu – data do século XVI e foi o terceiro construído no Brasil pelos franciscanos. No século XVII foi ampliado para receber a Escola de Noviços. Durante a Revolução Praieira (1848) serviu de quartel general das tropas revolucionárias.

Entre as preciosidades da Pinacoteca, que reúne uma das mais importantes coleções de arte da América Latina dos séculos XVII e XVIII, destacam-se quatro painéis de artistas anônimos que, originalmente, pertenceram à Igreja de São Cosme e Damião. O primeiro refere-se à fundação da cidade, o segundo conta por que foi construída a Igreja de São Cosme e Damião; o terceiro trata do milagre que evitou em 1632 o destelhamento da igreja pelos holandeses que invadiram e saquearam a cidade; e o último retrata um episódio da peste (febre amarela) que assolou a Recife, Olinda e Itamaracá em 1685, mas deixou Igarassu incólume.
Igreja e Convento de Santo Antônio, 1982.

Museu Pinacoteca: foto de 1982.
O centro histórico tem entre outros pontos históricos o Convento do Sagrado Coração de Jesus em estilo barroco, assim como a capela de São Sebastião (século XVIII) e a Casa de Câmara e Cadeia (século XVIII).
Embora o aniversário da cidade seja só em setembro, no início da primavera, ela é um patrimônio histórico maravilhoso digno de destaque. Situada a 30 km ao norte da Região Metropolitana de Recife, merece uma visita. Estive lá em 1982. 

Nenhum comentário: