terça-feira, 9 de janeiro de 2018


FOTOGRAFIAS ANTIGAS

S. Vicente, Santos, São Paulo e Rio de Janeiro

Graças ao trabalho dos fotógrafos Militão Augusto de Azevedo (1837-1905) e Marc Ferrez (1843-1923) podemos observar a formação das cidades de Santos, São Paulo e Rio de Janeiro e observar o processo predatório de ocupação urbana ao longo dos anos. Nada contra o desenvolvimento das cidades, o problema é a falta de planejamento a longo prazo que tem um alto custo social. 
As fotografias de Azevedo e Ferrez fazem parte dos acervos do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, Instituto Moreira Salles e Instituto Marc Ferrez. Difícil encontrar fotos antigas de São Vicente, mas ficou o registro da "Revista da Semana" do Jornal do Brasil de janeiro de 1902 (Novo Milênio). 

SÃO VICENTE
Rua XV de Novembro, janeiro de 1902. Revista da Semana, Jornal do Brasil.

SANTOS 
Porto de Santos e parte do Centro da cidade em 1865. Foto: Militão Augusto de Azevedo.

SÃO PAULO
Viaduto do Chá em 1895. Foto: Marc Ferrez.

RIO DE JANEIRO 
Vista de Botafogo, Rio de Janeiro. Foto: Marc Ferrez, c. 1880. 


Os fotógrafos.
Militão Augusto de Azevedo (1837-1905) era carioca, mas foi em São Paulo que se interessou por fotografia e iniciou um trabalho único ao acompanhar o desenvolvimento urbano da cidade. “"Estou fazendo um trabalho que julgo muito importante, mas talvez pouco rendoso. É um álbum comparativo de S. Paulo antigo e moderno. Tenho os clichês de 1862 e estou fazendo os comparativos atuais" – escreveu ele ao editor francês Anatole Garraux em 21 de janeiro de 1887. Militão Augusto de Azevedo. Fez também o Álbum de Vistas da Cidade de Santos (1864-1865).
Marc Ferrez (1865-1918) nasceu e morreu no Rio de Janeiro e, como Militão Augusto de Azevedo, preferiu registrar as paisagens e as cidades brasileiras a fazer retratos, tornando-se o mais importante fotografo brasileiro de sua época. Participou da expedição chefiada por Charles Frederick Hartt (1840-1878) financiada pela Comissão Geológica do Império e que percorreu Bahia, Pernambuco, Alagoas e parte da região amazônica. Foi também fotógrafo da Marinha Imperial brasileira. 

Nenhum comentário: