quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

MONTE CASTELO: 73 ANOS.


O tenente-coronel Emilio Rodrigues Franklin, comandante de um dos batalhões do Regimento Sampaio, pegou o telefone de campanha e deu a notícia aos generais Mascarenhas de Moraes e Cordeiro de Farias: “Estou no cume de Monte Castelo.” Eram 17h50 do dia 21 de fevereiro de 1945. Um dia histórico para os brasileiros. Há 73 anos os soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) conquistaram uma das mais importantes vitórias na Itália durante a II Guerra Mundial: a tomada de Monte Castelo, nos Apeninos, entre a Toscana e a Emilia. Desde novembro de 1944 os Aliados, já com a participação da FEB, vinham tentando remover os alemães daquele ponto estratégico para a evolução da campanha da Itália.
Soldados brasileiros na Itália. Portal da FEB.
         Essa vitória teve uma conotação muito especial para os brasileiros, que lutavam em condições completamente novas de clima e topografia. Aconteceu após quatro tentativas frustradas para tomar dos alemães aquela montanha de 877m de altura e muita discussão sobre o desempenho do comando brasileiro. Com a tomada do Castelo, a FEB adquiria a experiência de que necessitava. Agora a cobra estava fumando pra valer.
A participação da FEB na II Guerra durou sete meses e 19 dias; foi incorporada ao V Exército Norte-Americano em 5 de agosto de 1944 e considerada pronta para batalha em 10 de setembro. Nesse período morreram 443 homens entre soldados e oficiais e cerca de três mil foram feridos em batalha. São Paulo foi o Estado com maior número de mortos: 92. O Maranhão não teve nenhuma perda. As forças brasileiras fizeram 20.573 prisioneiros – entre eles dois generais, o alemão Otto Fretter e o italiano Mario Carlonio, comandante do que sobrara da divisão de Versagliere.

A 1ª. Divisão de Infantaria Expedicionária da FEB teve seis escalões e foi constituída de 25.334 homens. As Unidades integrantes da Divisão de Infantaria Expedicionária:

 1º Regimento de Infantaria (Sampaio) RJ. (152 baixas),

 6º Regimento de Infantaria, Caçapava – SP. (109 baixas),

 11º Regimento de Infantaria, São João Del Rei – MG. (134 baixas),

 4 grupos de artilharia,

 9º Batalhão de Engenharia, Aquidauana – MT,

 1 esquadrão de reconhecimento (cavalaria).

 1º Batalhão de Saúde, organizado em Valença e

 Tropas especiais, corpos auxiliares e 67 enfermeiras.


Os feitos da FEB – e a vitória dos Aliados – foram um incentivo para que os brasileiros demonstrassem sua insatisfação com o Estado Novo, em manifestações públicas mais expressivas em prol da democracia cada vez. O Estado Novo ruiu e em 29 de outubro de 1945, José Linhares assumiu provisoriamente a presidência da República e eleições foram marcadas para 2 de dezembro do mesmo ano.

Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial: escultura de Alfredo Ceschiati. Rio de Janeiro, 2015.

Nenhum comentário: