domingo, 11 de março de 2018


PASSEIO PELO BRASIL

O Brasil tem 5.570 municípios. São Paulo e Rio de Janeiro são os mais populosos, enquanto Borá (SP) e Serra da Saudade (MG) são os menores, com 839 e 812 habitantes, respectivamente. Ao procurar numa agenda o CEP de um município me perdi entre nomes exóticos, criativos e que escondem muitas histórias, que espero sejam contadas um dia.
Venha-Ver ou Passe-e-Fique são duas cidades do Rio Grande do Norte. Venha-Ver, um pequeno município rural, atrai milhares de pessoas anualmente porque é sede do santuário de Frei Damião (1898-1997). Seus habitantes são os venha-verenses com muito orgulho. Passa-e-Fica (RN) tem apenas 55 anos de idade e o site municipal não registra a origem do nome, mas quem nasce lá é passa-fiquense.



Você não precisa ir à Espanha, Portugal, França, Estados Unidos, Itália ou Arábia Saudita para conhecer bem aqui Barcelona (RN), Coimbra (MG), Nantes (SP), Bayeux (PB), Lourdes (SP), Filadélfia (TO), Loreto (MA) e Medina (MG). Que tal perambular por cidades bíblicas como Cafarnaum (BA), Canaã (MG), Jericó (PB) sem ir ao Oriente? Ou sem ir à Grécia, conhecer Corinto (MG). Por acaso você sabe onde fica Mar de Espanha? Acredite, em Minas Gerais. Seus moradores são mardespanhenses.
Mas se você está em busca de Xangri-lá pode comprar passagem para o Rio Grande do Sul. A Xangri-lá brasileira tem belas paisagens, mas o tempo corre normalmente ao contrário daquela criada por James Hilton (1900-1954) em “Horizonte Perdido”. O município tem cerca de 14 mil xangri-laenses.
É possível que não haja felicidade garantida para quem vive em Feliz (RS), mas certamente haverá belos dias em Céu Azul (PR). Que maravilha ser recebido por uma cidade repleta de sorridentes, embora os naturais de Sorriso (MT) sejam chamados sorrisienses. Há Maravilha e Maravilhas. Alagoas e Santa Catarina têm cada um a sua Maravilha; Minas Gerais tem Maravilhas – nem poderia deixar de ter.
Que tal morar em Barracão (PR)? Barraconenses têm muito orgulho de sua cidade cujo nome remonta à hospedaria que servia de pouso para os tropeiros de passagem pelo povoado. O município de Palhoça (SC) também tem seu nome relacionado às antigas casas de pau a pique cobertas de palha, construídas em uma das regiões da cidade.
Capitólio (MG) ganhou esse nome para “relembrar as grandezas de Roma e eternizar os Cabeças (líderes), e, ao que se conta, as cabeças dos antigos Franciscos”. E segundo o site da prefeitura “os Franciscos eram os principais lideres (cabeças) do lugar, como também, ao que diziam, eram homens de cabeças muito grandes”.
        Ah! O nome de Tio Hugo (RS) tem origem numa serraria, que continua em funcionamento. Os naturais da terra são tio-huguenses.
Que mistérios haverá em Segredo (RS)? Os segredenses contam que o nome do município tem origem no rio Segredo, onde apareceu o corpo de um homem assassinado, identificado como um fazendeiro local, o que resultou na punição e morte dos supostos assassinos. Aqui dá para lembrar Carrasco Bonito (TO), mais uma cidade sem informação no site oficial sobre a escolha do nome.
Cansou? Sempre há Travesseiro (RS), mesmo nome do arroio que atravessa a cidade. (Creio que o nome não tem nada a ver com a almofada.)
Sempre há Saudade (RS), um município formado por descendentes de alemães (maioria), russos e italianos. Os moradores contam que o nome foi consequência da saudade que os primeiros colonos sentiam de seus países. É também o nome de um rio local.

3 comentários:

Nilton Tuna disse...

Muito instrutivo. E divertido, claro.

Hilda Araújo disse...

Bom dia, Nilton. Foi divertido e sobrou muita coisa, mas só vou usar mais uma pequena parte. Nosso país é fascinante.

DIALETACHI disse...

Parabéns, Hilda. Muito legal essa "circulada" pelo Brasil. Obrigado.