terça-feira, 6 de março de 2018


PASSEIO RÁPIDO
  
Fui ao Orquidário de Santos para encontrar o autor da estátua da Náiade que adorna a fonte logo na entrada do “próprio municipal”, como diriam jornalistas da velha guarda (não é o meu caso). Nada feito*. Já que estava por lá, fui procurar o pavão (muito pouco conhecido como Pavo cristatus, nome do RG científico que lhe cabe). Não está à vista. Um funcionário perdido entre vassouras e pás diz que ele está na muda e se recolhe nessa época. O que esperar de uma ave que simboliza vaidade? 






Que tal encontrar os jacarés, anunciados nas placas? Encontro dois senhores flanando entre as alamedas e pergunto se viram algum jacaré por lá. Um deles garante que tem um no riacho. Fica submerso e só com os olhos de fora. “É pequenininho, não é como aqueles da Florida (Miami).” Suspiro aliviada, se bem que ainda duvido que haja jacarés por lá, grandes ou pequenos, já que o aramado é irrisório. 










Cágados aproveitam o sol e carpas vermelhas dão um colorido às águas esverdeadas do lago (ou riacho?). Duas araras-azuis namoradeiras me observam ressabiadas do alto do seu poleiro; passo por uma cutia que almoça tranquilamente e me olha de esguelha, temerosa de dividir a ração comigo. Visito a estufa onde encontro apenas duas orquídeas e alguns sabiás.




















*Fui informada depois que João Batista Ferri assina a escultura.

Nenhum comentário: