domingo, 22 de abril de 2018

DIA DA TERRA

“A Terra é azul. Como é maravilhosa. Ela é incrível!”*
Yuri Gagarin (1934-1968).
E lá estamos nós, girando na imensidão do espaço. Um ótimo dia para refletirmos
 sobre a destruição que estamos infligindo à nossa casa. 



O Big Bang, quando tudo começou, aconteceu há 13,5 bilhões de anos e a Terra tem 4,54 bilhões de anos (datação radiométrica). Organismos começaram a ser formar em nosso planeta há cerca de 3,8 bilhões de anos e a espécie Homo sapiens só apareceu há 2,5 milhões de anos e o chamado Homo sapiens há 70 mil anos.
       O mais surpreendente é que o Homo sapiens precisou de menos de 150 anos para acelerar o processo de destruição de nossa casa. Somos 7.617.056.354 de pessoas orgulhosas dos avanços tecnológicos – as mesmas que estão produzindo mais lixo do que a natureza pode suportar, desperdiçando a água que não se renova, abatendo as florestas que nos sustentam, poluindo o ar que respiramos. Não sobreviveremos sem água, florestas e ar. Nada contra a tecnologia que nos proporciona essa imagem bela e impactante do que realmente somos no universo. Precisamos usá-la para continuar a jornada por esse cenário fantástico.
        Foto da sonda espacial OSIRIS-REx a caminho do asteroide Bennu na instigante missão de entender a origem do universo. O asteroide testemunhou o surgimento do sistema solar e pode esclarecer questões fundamentais sobre a Terra. A sonda deve chegar a Bennu em agosto deste ano. A foto foi tirada em outubro de 2017 e divulgada pela NASA em janeiro.
*Yuri Gagarin, o primeiro homem a viajar pelo espaço abordo da Vostok I, ao ver a Terra. Data: 12 de abril de 1961.

Nenhum comentário: