sexta-feira, 18 de maio de 2018

UM POUCO DE ESCATOLOGIA.
Ou coprologia.
         Há algum tempo, ao visitar uma exposição na Biblioteca Brasiliana – USP, vi uma “obra de arte” feita com fezes de cupim! Nada excepcional, exceto o material. Outro artista nos Estados Unidos não usou cocô de elefante para produzir suas criações? E culminando essa moda descubro que em Castelbosco, província de Piacenza, na Itália, existe o Museu da Bosta. Oh! Céus! Creio que a ideia faz parte do humor corrosivo do italiano, pois o projeto tem um forte cunho ecológico. Lá vai a história. O Sr. Gianantonio Locatelli, de 61 anos, tem 3.500 vacas, que produzem 55 toneladas de leite para fabricação de queijos, enquanto inundam a propriedade com 150 toneladas de esterco. Um problemão, que ele resolveu de forma inteligente: investiu na produção de gás metano usado em motores e geração de eletricidade, que Locatelli vende para terceiros. Atende a cerca de quatro mil pessoas.
       Mas ainda sobra esterco que ele destina à produção de adubo e de objetos como telhas, tijolos, vasos e, pasmem, pratos! De acordo com o portal português SAPO, “os objetos são rústicos e elegantes”.  O empreendedor italiano diz que os produtos são revolucionários, algo “entre plástico e terracota” e que ele chama de “Merdacotta”. Esteja atento onde lhe servem comida. O símbolo da marca é um besouro, inseto que aduba a terra e controla parasitas.  

Mas isso ainda não é tudo. Se tiver tempo sobrando, sempre pode visitar o Museo della Merda (projeto de Luca Cipelletti). Criado por Locatelli em 2005, o museu reúne trabalhos inspirados no tema ou que tiveram esterco ou cocô como matéria-prima.  


   Para os desavisados que acham tudo isso de mau gosto, a coleção Merdacotta já foi premiada pelo Salão do Design de Milão e 2016 pela ideia de “transformar bosta em algo divertido”.
  Só para terminar, lembro-me do filme de Elio Petri (1929-1982) “A classe operária vai ao paraíso”, de 1971. Na cena inicial, o operário Lulu (Gian Maria Volonté – 1933-1994)) constata que somos “uma máquina (de produzir) merda”...  
   Enfim, hoje é o Dia Mundial dos Museus. Uma ótima oportunidade para visitar uma das muitas instituições paulistas como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu de Arte Moderna (MAM), Museu de Arte Sacra, Museu da Imigração, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu do Futebol (Pacaembu) entre muitos outros. 

*Há dois significados para escatologia. Um deles vem do grego skor, skatos, que significa excremento. O outro também tem origem do grego skathos, daí escatologia, que é parte da teologia que trata das últimas coisas(como morte temporal, juízo, céu, inferno). Dicionário Enciclopédico de Teologia, de Arnaldo Schüler.

Nenhum comentário: