sexta-feira, 15 de junho de 2018

PIONEIRISMO PORTUGUÊS
Há 96 anos os militares portugueses Carlos Viegas Gago Coutinho (1869-1959) e Artur Sacadura Freire Cabral (1881-1924) concluíam com sucesso a primeira travessia aérea do Atlântico Sul ao amerissarem no Rio de Janeiro, procedentes de Lisboa, tornando-se heróis nos dois países. A viagem, que fazia parte das comemorações do centenário da independência do Brasil, não foi exatamente tranquila. A grande aventura começou, no dia 30 de março de 1922, às 7 horas da manhã, em Lisboa, onde eles embarcaram no “Lusitânia”, um hidroavião monomotor Fairey F III-D MKll, equipado com um motor Rolls-Royce. Sacadura Cabral pilotava enquanto Gago Coutinho se encarregava da navegação, com auxílio de um aparelho que ele inventara e denominara horizonte artificial. O invento revolucionou a navegação aérea que estava apenas no início.
Os aviadores e seu voo pioneiro. 
A dupla chegou no mesmo dia a Las Palmas (Ilhas Canárias); no dia 5 de abril partiu para a Ilha de São Vicente (Arquipélago de Cabo Verde), onde os dois ficaram para manutenção do hidroavião; os aviadores partiram para o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, já em águas brasileiras, onde chegaram no dia 18. O hidroavião sofreu danos durante a amerissagem e Gago Coutinho e Sacadura Cabral foram recolhidos por um cruzador português que os levou até Fernando de Noronha. A marinha portuguesa enviou o “Pátria”, outro hidroavião Fairey para conclusão da viagem, entretanto, quando voltavam ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo no dia 11 de maio para reiniciar o voo a partir do trecho interrompido, houve uma pane no motor que os obrigou a amerissar. Os dois ficaram 9 horas no mar até serem resgatados por um cargueiro inglês e levados novamente para Fernando de Noronha. Novo hidroavião foi enviado para o arquipélago. Desta vez, o “Santa Cruz”, que funcionou adequadamente, permitindo que os portugueses chegassem em segurança a Recife e, após escalas em Salvador, Porto Seguro, Vitória e, finalmente, chegaram Rio de Janeiro no dia 17 de junho, amerissando na Guanabara.
        Gago Coutinho e Sacadura Cabral percorreram 8.383 quilômetros em sessenta e duas horas e vinte e seis minutos na travessia, descontado o tempo com os imprevistos. O povo brasileiro homenageou os dois com muitas festas, que continuaram em Portugal, quando os aviadores retornaram. Eles estiveram em Santos e, na Praça Rui Barbosa, participaram do lançamento da pedra fundamental do monumento, em homenagem a outro pioneiro, o padre santista Bartolomeu de Gusmão (1685-1724), inventor da passarola e responsável por diversas experiências com balões.  

Nenhum comentário: