segunda-feira, 2 de julho de 2018


CENAS SANTISTAS

"Morro da Penha", Santos, 1944.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo tem um ótimo acervo nacional e é um dos lugares mais agradáveis da cidade. A cada visita descobre-se algo diferente, uma obra que devia estar em repouso na reserva técnica e volta a ser exibida.  Ou que passou desapercebida em visitas anteriores. Quem sabe? Semana passada vi uma paisagem que me pareceu familiar e logo a identifiquei: a Casa do Trem de Santos e ao lado uma tela retratava uma cena santista: um dia de feira no sopé do Morro da Penha. O artista é um campineiro que eu desconhecia. Trata-se de Dario Villares Barbosa (1880 - 1952).
Barbosa estudou em São Paulo com Oscar Pereira da Silva (1867-1939) e em 1901 foi para Paris com o irmão gêmeo Mário Villares Barbosa, onde estudaram na Académie Julian e na École des Beaux-Arts. Dario retornou brevemente ao Brasil em duas ocasiões em 1910 e em 1916, quando participou de exposições no Rio e em São Paulo. Só em 1934 se estabeleceu definitivamente em São Paulo e nesse mesmo ano foi agraciado com a medalha de ouro no salão paulista de Belas Artes e recebeu o Prêmio de Aquisição pela tela Feiticeiro Sudanês.
O artista doou todas as suas obras para a Pinacoteca do Estado de São Paulo e para Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro). (Fonte: Itaú Cultural)
Casa do Trem, Santos (SP), 1940.

Nenhum comentário: