domingo, 1 de julho de 2018

EFEMÉRIDES DE JULHO

Julho, o mês homenageia o imperador romano Júlio César. O sétimo mês do ano marca a criação de algumas entidades culturais brasileiras muito importantes.
No dia 2 de julho de 1819, inaugurou-se a Casa da Ópera de Sabará em Minas Gerais, o segundo teatro do Brasil. Felizmente, resistiu e, atualmente, chama-se Teatro Municipal de Sabará e o prédio é tombado.
No final do século XIX ocorreram dois fatos importantes.
Rua do Ouvidor, Rio de Janeiro, 8 de julho de 1896. Uma plateia curiosa reuniu-se para assistir à exibição de uma novidade recém-chegada de Paris e muita gente se assustou, o que não impediu o grande sucesso da iniciativa. Um aparelho chamado “omniographo” mostrava uma série de fotografias de ondas do mar em movimento. Foi a primeira sessão de cinema no Brasil, realizada na Rua do Ouvidor e promovida pelo JORNAL DO COMMERCIO (1827-2016). O jornal O PAIZ publicou uma crítica do filme, assinada por Artur de Azevedo (1855-1908), nosso primeiro crítico de cinema.  

O segundo acontecimento ocorreu no ano seguinte. Desde o Império havia a ideia de se criar uma academia de letras nacional “para conservar, no meio da federação política, a unidade literária”*. Assim, depois de muitas reuniões fundou-se no dia 20 de julho de 1897, numa sala do Museu Pedagogium (Rua do Passeio, Rio de Janeiro), a Academia Brasileira de Letras, que teve como primeiro presidente Machado de Assis (escolha unânime). Ela foi concebida nos moldes da entidade francesa, composta por quarenta membros. Sede atual da Associação: Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro.



Em meados do século XX nasceu outra academia: a Academia Brasileira de Música (Rua da Lapa, 120, Rio de Janeiro), fundada por Heitor Villa-Lobos no dia 14 de julho de 1945. A Academia tem entre seus quarenta patronos os padres José de Anchieta e José Maurício, D. Pedro I, Carlos Gomes, Ernesto de Nazaré, Alberto Nepomuceno, Francisco Braga e Mário de Andrade. 



Três anos depois, no dia 15, o Museu de Arte Moderna de São Paulo abria suas portas em seu primeiro endereço: Rua Sete de Abril, Centro. O industrial Francisco Matarazzo Sobrinho e sua mulher Yolanda Penteado foram os fundadores da prestigiosa instituição cuja sede atual é no Parque do Ibirapuera.  

*Discurso de Machado de Assis ao assumir a presidência da ABL.
Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional.

Nenhum comentário: