quarta-feira, 11 de julho de 2018

QUANDO SÃO PAULO SE TORNOU CIDADE

Foto: mirante do edifício Altino Arantes, 2011. 
Há 307 anos a vila de São Paulo foi elevada à categoria de cidade por carta régia de D. João V. No mesmo dia 11 de julho de 1711, o arraial de Minas de Ouro Preto foi elevado à categoria de vila, recebendo a denominação de Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar. São Paulo foi a sétima povoação a merecer o título. Antes dela apenas Bahia, Rio de Janeiro, Olinda, Paraíba, São Luis e Cabo Frio tinham merecido do reino essa categoria administrativa.
São Vicente, apesar de decadente, ainda era a capital da capitania, que incluía Santos e São Paulo. No final do século XVII, o marquês de Cascais, donatário da capitania, resolveu mudar a capital para  São Paulo e a Câmara de São Vicente não gostou nada da história, como deixou claro aos camaristas de São Paulo, e ainda apelou para a interferência do governador geral na Bahia, Antônio de Sousa Meneses, que acabou com a alegria geral de Cascais e companhia. Meneses informou que o donatário não tinha poderes para mudar a capital da capitania.
Tudo ficou como estava até 1709 quando a capitania passou a se chamar São Paulo e Minas do Ouro e o primeiro governador foi Antônio Albuquerque Coelho de Carvalho (1655-1725), que tomou posse em Santos e escolheu São Paulo como capital. Com esse status nada mais justo que ele elevar a vila à condição de cidade.

Nenhum comentário: