sábado, 11 de agosto de 2018


 DIA DO ADVOGADO

Muita gente não gosta de advogados, esquecendo que em todas as áreas há bons e maus profissionais. Na hora do aperto, advogados são indispensáveis. Quem não tem recursos para contratar um representante legal, dispõe de assistência judiciária gratuita garantida pela Constituição Federal. Em São Paulo ela é oferecida tanto pelo Estado por meio da Defensoria Pública como pelo Departamento Jurídico do Centro Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), pioneiro no Estado de São Paulo ao fornecer esse serviço. O governo paulista só criaria esse atendimento em 1920, mas a regulamentação só ocorreu em 1921.
A Assistência Judiciária Acadêmica (nome original do Departamento Jurídico XI de Agosto) começou a funcionar há 99 anos para prestação de assistência judiciária gratuita à população pobre. A entidade permite a prática profissional dos estudantes enquanto presta um importante serviço para a sociedade. No início funcionou nas dependências do próprio Centro Acadêmico, que bancava o serviço. Cresceu, tornou-se uma referência; em 1947 tornou-se - Departamento Jurídico do Centro Acadêmico XI de Agosto e mudou para a Avenida Rangel Pestana. O local foi cedido pelo presidente do Centro Acadêmico, Ubirajara Keutenedjian (1923-2002), filho de industriais armênios, e que foi responsável por grandes realizações durante sua gestão. 
Em 1954, com o crescimento da demanda de atendimentos, os presidentes do Centro Acadêmico, Victor Augusto Fasano, e do Departamento Jurídico, Setembrino Viard de Campos, iniciaram uma campanha para a aquisição de sede própria. Os recursos obtidos possibilitaram a mudança para o prédio da Rua Quintino Bocaiuva. Em 1957, o Departamento conseguiu verbas da Prefeitura de São Paulo e da Ordem dos Advogados do Brasil – SP. Na gestão de 1958, tendo à frente Mário Lima, o Departamento Jurídico conseguiu recursos para a compra de dois conjuntos do Edifício Jurídico, na Praça João Mendes.
Quem quiser se aprofundar no importante desempenho social do Departamento Jurídico do Centro Acadêmico XI de Agosto tem à disposição um ótimo livro: ESCOLA DE JUSTIÇA – História e Memória do Departamento Jurídico XI de Agosto, organizado por Cássio Schubsky. Imprensa Oficial, 2010.
No dia do advogado, homenagem a Rui Barbosa (1849-1923), Heráclito Fontoura Sobral Pinto (1893-1991) e Goffredo da Silva Telles Jr. (1915-2009).

Rui, formado no Largo de S. Francisco.

Sobral Pinto, formado na Federal do Rio de Janeiro.

Goffredo da Silva Telles, Largo de S. Francisco.



Nenhum comentário: