quinta-feira, 2 de agosto de 2018

CIDADE UNIVERSITÁRIA

         Não importa se chove ou faz sol, há sempre um bom programa na Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”. Você já viu uma garrafa de Nansen? Teve chance de observar um meteorito gigante de perto? Você sabe o que é um gnu? Em um dia é possível satisfazer a curiosidade e aprender muito mais nos museus e coleções científicas que preservam a memória da instituição. 
Um bom começo pode ser o Museu de Geociências do Instituto de Geociências com uma exposição de cinco mil peças de seu acervo de aproximadamente quinze mil amostras, divididas por categorias – gemas, minerais, rochas e espeleotemas (formações rochosas que ocorrem no interior de cavernas). Na coleção de meteoritos destaca-se o Itapuranga, terceiro maior meteorito brasileiro. Ele pesa 628 kg, tem forma irregular e foi encontrado na Fazenda Curral de Pedra a dezoito quilômetros da cidade de Itapuranga em Goiás. Rua do Lago, 562. Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.  
No Museu Oceanográfico é onde se encontra a garrafa de Nansen, usada para coletar amostras de água do mar para análises químicas, físicas e biológicas. A missão é difundir a Oceanografia e as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Oceanográfico/USP e dar suporte às atividades de ensino fundamental e médio do Estado de São Paulo. A exposição é dividida em módulos sobre a dinâmica e a biodiversidade dos oceanos. Aberto ao público em 1988 como Museu e Aquário, a partir de 1992 passou para a categoria de Museu Oceanográfico. Praça do Oceanográfico, 191. Funcionamento: terça a sexta-feira das 9h às 17h. Sábados e domingos das 10h às 16h.
Hora de ser apresentado a um gnu, mamífero originário da África e conhecido também como boi-cavalo. O Museu de Anatomia Veterinária “Plínio Pinto” da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia/USP formou o acervo com doações, permutas, intercâmbios e trabalhos de pesquisa de pós-graduandos. São mais de mil peças representativas de animais selvagens e domésticos. A exposição reúne coleções de sete grupos de animais: Aves (coruja, arara, pinguim etc.), Bovídeos (gnu, boi etc.); Carnívoros (tigre, cães etc.); Equídeos (cavalo, jumento etc.); Primatas (homem); Suídeos (cateto, porco etc.) e Diversos (como peixes, répteis) e Mamíferos aquáticos (baleia orca e golfinho). Avenida Professor Orlando Marques de Paiva. Funcionamento: de terça a sexta-feira ‒ 9h às 17h, sábados ‒ 9h às 14h. Ingresso individual, R$ 6. Gratuito na primeira terça-feira do mês.
O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) mantém um dos maiores acervos arqueológicos e etnográficos do Brasil desde o final do século XIX. Uma visita ao museu constitui uma viagem pela história dos povos mediterrâneos, do Oriente Médio e da América Pré-colombiana. Funciona diariamente e abre também no segundo sábado de cada mês das 10 às 16 horas. Av. Prof. Almeida Prado, 1466. Entrada gratuita.

Cidade Universitária: Avenida Afrânio Peixoto, Butantã. Acesso: Metrô Linha Quatro, Estação Butantã. Ônibus circular na saída: linhas 8012-10 e 8022-10.


Nenhum comentário: