sábado, 4 de agosto de 2018

"What a wonderful world"


Um dia muito especial: em 4 de agosto nasceram o cantor americano Louis Armstrong (1901-1971) e o artista plástico e paisagista brasileiro Roberto Burle Marx (1909-1994). A data marca também um episódio importante na história portuguesa e marroquina sob aspectos diferentes. No dia 4 de agosto de 1578, Marrocos derrotou Portugal na famosa batalha de Alcácer Quibir, em que D. Sebastião (1557-1578), rei de Portugal, desapareceu.
A morte do rei lusitano gerou uma crise sucessória que causou a perda da independência do país para a Espanha de 1580 até 1640. Como o corpo do monarca não foi encontrado, logo surgiu um grupo de crentes de que o rei voltaria para Portugal e salvaria das dificuldades que surgiram após sua morte. O movimento chamado de sebastianismo é visto por alguns estudiosos como uma manifestação do sentimento nacionalista.
Fernando Pessoa escreveu sobre o sebastianismo em O ENCOBERTO (II OS AVISOS):

TERCEIRO
“SCREVO meu livro à beira-magua.
Meu coração não tem que ter.
Tenho meus olhos quentes de água.
D. Sebastião, o Desejado.
Só tu, Senhor, me dás viver.
Só te sentir e te pensar
Meus dias vacuos enche a doura
Mas quando quererás voltar?
Quando é o Rei? Quando é a Hora?

Quando virás a ser o Christo
De a quem morreu o falso Deus,
E a despertar do mal que existo
A Nova Terra e os Novos Céus?

Quando virás, ó Encoberto,
Sonho das eras portuguez,
Tornar-me mais que o sopro incerto
De um grande anceio que Deus fez?
Ah, quando quererás, voltando,
Fazer minha esperança amor?
Da nevoa e da saudade quando?
Quando, meu Sonho e meu Senhor?


Nenhum comentário: