segunda-feira, 7 de março de 2016

FUZILEIROS NAVAIS

A Brigada Real da Marinha desembarcou no Rio de Janeiro com a família real em 7 de março 1808, dando origem ao Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil. E a Brigada Real não ficou flanando no Rio de Janeiro; logo foi enviada para a Guiana Francesa (1808-1809) e participou da luta que garantiu ao Brasil o estado do Amapá. O resto é história.
Eu tenho uma história que envolve fuzileiros, ou melhor, a Banda dos Fuzileiros Navais. Eu trabalhava no jornal Cidade de Santos, quando recebi a pauta para uma matéria sobre a apresentação da Banda dos Fuzileiros Navais em algum lugar da cidade. O problema é que o jornal do dia já trazia uma reportagem completa sobre a banda: entrevista com o maestro, músicos; tratou do repertório, e do roteiro de apresentações.
A mim coube ir ao local, certificar-me DE que o espetáculo acontecera, fora um sucesso ou não e que, ninguém morrera no decorrer do evento. Para isso poderiam ter escalado um foca – pensei com meus botões. Cheguei, vi e ouvi. Um ótimo espetáculo, um sucesso enorme, mas pouca coisa para escrever que já não estivesse na edição do dia. Até que percebi um membro estranho entre os militares, bem comportado e tratado com muito respeito, digamos, até com carinho. Fui lá tomar satisfações com o comandante sobre aquela presença inusitada. Tratava-se do PASEP, o cachorro de estimação da Banda que aparecera um dia no quartel (Ilha das Cobras) e fora adotado imediatamente, com direito ao rancho e lugar garantido nas viagens. Só não tinha direito a soldo. Assim, PASEP salvou meu dia e fiz uma matéria que escapou da mesmice; entretanto, um amigo ex-fuzileiro não me perdoou; mas a vida é assim, um dia é da banda e outro, do cão.   
É bom que se diga que a Banda dos Fuzileiros Navais empolga as plateias que têm o privilégio de assistir a suas apresentações. Em 2009, apresentou-se em Paris nas comemorações doo Ano França-Brasil e em 2011, no Festival de Edimburgo, Escócia. 
O link abaixo para quem quiser conferir. Sem o PASEP, claro. 

 https://www.youtube.com/watch?v=RmnouIypgFM  

Nenhum comentário: