sábado, 10 de agosto de 2024

LEMBRANÇAS DE REPÓRTER

 O antigo navio oceanográfico da USP “Professor W. Besnard” escapou do desmanche e parece que há um futuro digno para ele, afinal a embarcação tem uma rica e inestimável história.

Foto: Instituto Oceanográfico da USP.

Fiz algumas reportagens a bordo do histórico navio oceanográfico da USP “Professor W. Besnard” e em duas ocasiões houve situações inusitadas nos bastidores dos fatos. Uma delas aconteceu numa cerimônia que reuniu reitor, professores e pesquisadores do Instituto Oceanográfico e autoridades de Santos. O Capitão dos Portos do Estado de São Paulo, entretanto, estava atrasado. O distinto grupo, que incluía algumas professoras, foi levado para uma saleta. Eu resolvi ficar no convés enquanto o fotógrafo aproveitou a ocasião para fazer fotos da embarcação. Encostada na amurada perto da escada, observava o cais quase vazio quando chegou o carro preto oficial e o Capitão dos Portos desceu acompanhado do ordenança. Numa falha de protocolo, não havia ninguém aguardando a autoridade – o capitão caminhou para a escada com a confiança de seu cargo. Continuei no meu posto. É admirável o uniforme dos oficiais da Marinha – eles vestem branco dos pés à cabeça, um branco que chega a brilhar e qualquer coisa chama atenção. E no caso dele foi o zíper das calças aberto. Algo que pode acontecer com qualquer pessoa, mas embaraçoso. Não me senti nem um pouco animada para avisá-lo e, como o ordenança vinha atrás, ele entrou na saleta se achando todo garboso. Eu fui procurar o fotógrafo e não sei quem avisou o capitão do descuido.  


Nenhum comentário: