sábado, 18 de novembro de 2017

HONOLULU, AQUI E ALI.

Surfista que se preza conhece Duke Kahanamoku (1890-1968), uma lenda havaiana. Ele foi nadador – participou dos jogos Olímpicos  de Estocolmo (1912),  Antuérpia (1920) e Paris (Paris) e ganhos três medalhas de ouro e duas de prata. Foi responsável pela modernização do surfe e tornando o Havaí centro mundial da modalidade. Ele participou também de vários filmes.


 
O Havaí tem um Parque Nacional de Vulcões – dois (Mauna e Kilauea) estão entre os mais ativos do mundo, mas Diamond Head é inofensivo (?). Calcula-se que ele tenha entre dois e quatro milhões de anos (por que não três?) e descansa em paz na extremidade da ilha de Oahu. A cratera mais jovem tem cerca de 500 mil anos! No caminho, um túnel de acesso ao parque. 

Ala Wai Canal foi construído para drenar as águas dos arrozais e brejos da ilha e, eventualmente, ser uma área de recreação em Waikiki. Ele foi concluído em 1928 e as suas águas são lançadas no Pacífico. O Ala Wai Boulevard é um belo espaço da cidade onde as pessoas podem correr, remar, caminhar ou simplesmente se sentar para ler, ouvir música ou fazer nada (desde que usem um chapéu). 
Fotos: Hilda Araújo, setembro, 2017.

Nenhum comentário: