quinta-feira, 30 de novembro de 2017


CINE CARLOS GOMES
Foto: Novo Milênio.
A Vila Mathias ganhou mais um cinema no dia 5 de agosto de 1937, quando foi inaugurado o Cine Carlos Gomes, na Avenida Ana Costa, 55. A nova sala de espetáculos, propriedade da Empresa Santista de Cinemas, tinha capacidade para 1.500 pessoas! O programa não podia ser mais atraente: Ginger Rogers (1911-1995) e Fred Astaire (1899-1987) estrelando “Vamos Dançar”, filme dirigido por Mark Sandrich (1900-1945). Entretanto, esse não foi exatamente um grande sucesso da dupla Ginger & Fred, em seu sétimo trabalho juntos. Se o roteiro não agradou muito, as músicas assinadas por George e Ira Gershwin tornaram-se clássicos norte-americanos: Let's Call the Whole Thing OffShall We DanceThey All Laughed e They Can't Take That Away from Me – esta última indicada para o Oscar. 

O Cine Carlos Gomes é parte muito importante da minha infância. Assim que tive idade para ir ao cinema, minhas tias passaram a me levar às matinês de domingo com direito a dois filmes. Como ainda não sabia ler, eu perguntava baixinho o que os personagens diziam e uma delas ia me contando a história. Foi assim que cresci apreciando cada vez mais essa chamada sétima arte. Quando chegávamos, minhas tias compravam dropes e algumas vezes chocolate; embora as luzes ainda estivessem acesas, o lanterninha nos acompanhava até os lugares escolhidos. Enquanto se aguardava o início da sessão, o sistema de som transmitia música brasileira até que a iluminação ia diminuindo, as cortinas se abriam e começava o telejornal Canal 100, de Carlos Niemeyer. Jamais me esqueci da música “Na cadência do samba”, de Luiz Bandeira (1923-1998), que abria o noticiário esportivo.

"Que bonito é
As bandeiras tremulando
A torcida delirando
Vendo a rede balançar
Que bonito é
A mulata requebrando
Os tambores repicando
uma escola desfilar..."

         No final do cinejornal, havia trailers dos próximos lançamentos e, finalmente, o filme em cartaz. Tempos idos e vividos. 

Nenhum comentário: