domingo, 17 de junho de 2018


O QUE NÃO SE VÊ MAIS NA PAULISTA
Os palacetes dos primórdios da Avenida Paulista garantiram o prestígio do endereço paulistano e, mesmo depois de vendidos e demolidos, continuam pairando por lá, acendendo a imaginação de várias gerações. A Vila de Horácio Belfort Sabino (1869-1950), por exemplo, no final da avenida, ocupava o quarteirão da Rua Augusta, Alameda Santos e Rua Padre João Manoel (Conjunto Nacional). Sabino contratou o arquiteto francês Victor Dubugras (1868-1933) para a realização do projeto de sua casa de campo, pois residia com a família na Rua General Jardim.
A casa em estilo art nouveau ficou pronta em 1904. As visitas entravam por uma varanda lateral com vitrais que dava acesso ao jardim de inverno e ao escritório. No térreo, ficavam as salas de jantar e de visitas – destaque para o piano de cauda Pleyel, a sala de almoço das crianças e de costura; um corredor conduzia à copa e à escada de serviço. A cozinha ficava separada, um anexo em que se encontravam também a despensa e o quarto de empregada. O porão abrigava adega, lavanderia, despensa, quarto de brinquedos e respiradouro. No piso superior, havia três quartos, três toilettes, um banheiro completo e dois terraços. A entrada de serviço era pela Alameda Santos, onde se achavam as edículas destinadas às famílias do copeiro japonês e do motorista, que conduzia um Mercedes-Benz. O luxo, naturalmente, estendia-se ao mobiliário, que era importado da França. Na sala de visitas, móveis dourados, mas no resto da casa imperava o estilo art nouveau. A tapeçaria era Aubusson. Sabino apreciava a natureza e gostava especialmente de carvalhos – havia plantado um na entrada principal (Avenida Paulista) e as folhas e frutos dessa árvore eram o principal ornamento dos lambris, escadas e móveis da propriedade. Sabino, antes de iniciar a construção do palacete, cuidara de formar o parque, a horta e um pomar, afinal, seria uma casa de campo.
A fortuna de Horacio Sabino, formado em Direito (Largo de São Francisco), foi consolidada por meio de transações imobiliárias – foi o primeiro a vender terrenos a prestações em São Paulo; herdou da sogra terras, que loteou formando o Jardim América em homenagem à esposa. A área foi negociada com a Cia. City da qual mais tarde tornou-se sócio. Ele era casado com América Milliet e o casal tinha quatro filhas – América, Marina, Helena e Sylvia.
O casarão foi o primeiro a ser demolido, dando início à nova avenida, no final da primeira metade do século passado.

Nenhum comentário: