segunda-feira, 24 de março de 2025

O DORMINHOCO

 

Sou usuária de transporte público por opção. Ônibus, metrô e trem fazem parte do meu cotidiano. Há quem torça o nariz e prefira o conforto do automóvel, mas há tanta gente e coisas para observar dentro e fora do veículo que o trajeto parece mais rápido.

Hoje, por exemplo, subi no ônibus quase vazio e me sentei no banquinho de costas para o motorista, mas foi a postura do cobrador que me chamou atenção. Ele estava tombado sobre a lateral do banco e eu só via os cabelos pretos e ondulados. Achei que ele estava procurando alguma coisa na gaveta e me distraí quando entrou um rapaz, que conheço de vista porque bate longos papos com um cobrador velhinho até descer um pouco antes de mim; porém, hoje não teve conversa porque era outro cobrador que, para minha surpresa, continuava na mesma posição, mas logo percebi que ele cochilava. E se eu tinha alguma dúvida, logo desapareceu porque ele começou a roncar sonoramente e os poucos passageiros do horário se voltaram para o dorminhoco. Eu já vi muitos cobradores cochilarem (passageiros dormindo nem se fala) porque deve ser cansativo e entediante andar o dia todo de ônibus – atualmente a maioria dos passageiros usa cartão; hoje, entretanto, o moço dormia a sono solto! Passaram várias pessoas pela catraca sem que ele acordasse. O volume dos roncos aumentou. Um senhor passou o cartão, virou a catraca e comentou divertido que a noitada devia ter sido muito boa. Minha viagem dura em torno de 20 minutos e, quando desci, o moço continuava roncando como se estivesse em casa...

A profissão de cobrador está desaparecendo, aliás, em minhas viagens pelo exterior nunca vi cobrador de ônibus, mas a fiscalização é atuante e o passageiro infrator paga multa. (Em geral compra-se o bilhete e é essencial validá-lo no veículo nas máquinas disponíveis.) Em São Paulo os coletivos da periferia não têm cobrador e o pagamento é feito para o motorista ou com o cartão. Se há cobradores que não olham para os passageiros nem respondem ao cumprimento, outros se informam sobre o itinerário, as ruas do trajeto e os pontos mais adequados para ajudar passageiros em caso de dúvida, o que sempre torna a viagem melhor para todos.

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