domingo, 22 de outubro de 2017

Madonna del Lume 

Domingo, San Francisco. Saio sem roteiro para descobrir a cidade que é estrela de tantos filmes famosos e amada por quase todos que a conhecem. Assim, o som de uma banda musical pode nos levar para uma festa que celebra a participação de imigrantes sicilianos na formação da sociedade de San Francisco. Trata-se da festa da Madonna del Lume, protetora dos pescadores e marítimos em geral, e que tem origem em Porticello (Palermo, Sicilia).
Em 1935, as famílias dos pescadores sicilianos de San Francisco organizaram uma associação (Madonna del Lume Society) junto à paróquia de S. Pedro e S. Paulo em North Beach tanto para preservar essa herança cultural como homenagear a santa. A festa anual acontece na primeira semana de outubro, quando é eleita uma rainha entre as jovens da comunidade que desfila num cortejo precedido por uma banda, bandeiras, membros da paróquia. A imagem da Madona encerra o séquito.
Tudo muito diferente das procissões do meu tempo de criança em Santos, em que os participantes levavam expressões graves, usavam roupas escuras e falavam baixinho. Neste acompanhamento, todos estão alegres, descontraídos, usam roupas coloridas. Eles saem da igreja, passam pela Washington Square e seguem em direção ao Fisherman’s Wharf. No sábado, eles promovem uma procissão de barcos, que termina com uma cerimônia sob a ponte Golden Gate.

Eu vou para Chinatown. 




Nenhum comentário: