As caminhadas continuam, embora tenha escrito pouco. Em São Miguel Paulista, zona Leste, por exemplo, comi um croissant delicioso – massa folhada que se desfaz na boca.
😎A informação errada dada pela estagiária do metrô me levou até a rua Piratininga, onde passei pelo Fórum do Brás. O prédio é de 1916, construído pelo governo do Estado especialmente para a Escola Profissional Masculina que teve um papel importante na área educacional da cidade. (A Escola Profissional Feminina ficava na rua Monsenhor de Andrade, no mesmo bairro.) Neste novo endereço, a escola funcionou até 1982, quando foi transferida para o Ipiranga. No prédio funcionou, posteriormente, a Fundação para Bem-Estar do Menor – FEBEM, onde chegou a ter 1.600 internos quando a capacidade era para 600 menores. Com a mudança da instituição de triste memória, o prédio já deteriorado recebeu o Fórum do Brás e logo depois iniciou-se o restauro.😎Na igreja Bom Jesus do Brás (Avenida Rangel Pestana, 1421), que é uma das mais bonitas de São Paulo, se encontrava de visita a imagem boliviana de Nossa Senhora do Carmo.
😎Vale a
pena conhecer o acesso ferroviário da região, cuja história remonta ao século XIX.
A base é a antiga São Paulo Railway inaugurada em 1867. Em 1875 entrou em funcionamento
ao lado a Estrada de Ferro do Norte construída pelos cafeicultores para atender
à exportação de café para o Porto de Santos até 1896 quando foi incorporada à
Ferrovia D. Pedro II, mais tarde a famosa Estrada de Ferro Central do Brasil. Em
plena II Guerra Mundial, foi reformada e ganhou o nome de Estação Roosevelt,
quando o presidente norte-americano faleceu.
Nas minhas excursões à Zona Leste de trem e metrô, tenho passado pela estação Brás, que é imensa. Ela atende à linha Vermelha (3) do Metrô e às linhas Rubi: 7; Turquesa: 10; Coral: 11; 12: Safira e 13 (apenas sentido Aeroporto Guarulhos – Barra Funda) da CPTM.
Como as transferências são internas, nunca tinha visto a fachada das estações e me surpreendi tanto com o prédio da avenida Rangel Pestana quanto com o da rua Domingos de Paiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário