domingo, 4 de novembro de 2018

BOA LEITURA

Coisas do Facebook. Um amigo me convidou para escolher e publicar a capa de sete livros importantes para mim. Um desafio e tanto, porque li tantos livros maravilhosos que me sinto frustrada por ter que deixar de fora centenas de autores maravilhosos. Há alguns anos não me interesso muito por romances e me dedico mais aos livros de História, tentando entender melhor o ser humano e, portanto, desconheço a maioria dos novos escritores.
Assim, resolvi selecionar obras que me revelaram sete ótimos autores em algum momento da minha vida. Li vários livros da inglesa Doris Lessing (1919-2013) e praticamente toda a obra de Jorge Semprun (1923-2011), espanhol naturalizado francês. Rubem Fonseca (1925) é dono de um texto maravilhoso e é sempre um prazer reler seus livros. Do americano John Updike (1932-2009), li a tetralogia do “Coelho”, que é um retrato bem realista da sociedade norte-americana. Belíssima obra. O francês Albert Camus (1913-1960) é um dos meus autores preferidos e “A queda” é um livro de tirar o fôlego. Yukio Mishima (1925-1970) foi uma ótima revelação da literatura japonesa. 
Ah! O sétimo livro foi “Peter Pan”, do escocês J. M. Barrie (1869-1937), que até hoje me dá muito prazer e eu nem quero voltar à infância.
Deixei fora da lista os dois maiores poetas da língua portuguesa: Camões e Fernando Pessoa; Monteiro Lobato e sua obra infantil, mas fazer o quê? Ficaram fora também... Uma lista interminável para quem, como eu, aprecia boa leitura. Cada um que faça a sua lista e boa leitura. 








Nenhum comentário: