segunda-feira, 26 de novembro de 2018

UMA CORVETA QUE FEZ HISTÓRIA


Quem fez a primeira viagem de circunavegação da Terra? Parece fácil: Fernão de Magalhães! Errado. Ele começou em 1519, porém morreu em 1521, quase no final, e quem completou a missão foi Juan Sebastián Elcano, no comando da VITÓRIA, a única nau que retornou à Espanha.
A Marinha Imperial do Brasil, no entanto, realizou em 1879 a sua primeira circunavegação, que foi também uma viagem de instrução de guardas-marinha. Em 19 de novembro de 1879, a Corveta Encouraçada Vital de Oliveira partiu do Rio de Janeiro com cerca de 300 homens sob o comando do capitão de fragata Júlio César de Noronha.
Vital de Oliveira. Imagem: Wikipedia. 
A corveta foi construída no Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro e, com o nome de GUANABARA, entrou em serviço em 1867 sob o comando do capitão tenente Antônio Luiz Von Hoonholtz (futuro Barão de Teffé). A embarcação tinha 66m de comprimento, 11m de boca e 4m15 de calado, e deslocamento de 1.424t; era dotada de propulsão mista (vela e vapor) e atingia velocidade máxima de 8,5 nós. Em 2 de fevereiro de 1867, com a morte do capitão de fragata Manuel Antônio Vital de Oliveira, comandante do Monitor Encouraçado Silvado, no bombardeio a Curupaiti durante a Guerra do Paraguai, a Marinha trocou o nome da GUANABARA para Vital de Oliveira num tributo ao militar.
Na tarde do dia 19 de novembro, a Corveta Vital de Oliveira navegou para Lisboa, Gibraltar e Toulon. Neste porto, embarcou a missão diplomática especial do governo brasileiro para a China e da qual fazia parte o futuro barão de Jaceguay, Arthur Silveira da Motta. Do porto francês a corveta se dirigiu a Malta (foi o primeiro navio brasileiro a aportar em La Vallete), prosseguindo depois para Port Said, Ismailia, Suez, Aden; navegou para o Oceano Índico e passou por Ceilão (Sri Lanka), Singapura, Hong Kong (onde ficou a Missão Diplomática), Nagasaki, Yokohama. Desta cidade a San Francisco (EUA) foram 23 dias de travessia do Pacífico para depois seguir para Acapulco e pelo litoral sul-americano até Valparaiso. A partir de Port Otway a viagem prosseguiu pelos canais da Patagônia, tornando-se o primeiro navio da marinha brasileira a transpô-los antes de entrar no Estreito de Magalhães. Este talvez tenha sido o pior trecho da viagem: a travessia do Estreito levou oito dias com temperatura de três graus até Punta Arena, onde os brasileiros passaram o Natal de 1880. A última escala foi Montevideo e, enfim, a corveta aportou no Rio de Janeiro em 23 de janeiro de 1881. Foram 430 dias: 268 navegando e 162 fundeados. Foram navegadas 35.044 milhas.
Um grupo de que fez História e que não foi esquecido.

Fonte: Revista de Villegagnon, ANO 3- Nº 3 – 2008.
        

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