terça-feira, 28 de junho de 2022

TERÇA COM POEMA

 

IDADE MADURA

(Excerto)

Carlos Drummond de Andrade

As lições da infância

desaprendidas na idade madura.

Já não quero palavras nem delas careço.

Tenho todos os elementos

ao alcance do braço.

Todas as frutas

e consentimentos.

Nenhum desejo débil.

Nem mesmo sinto falta

do que me completa e é quase sempre melancólico.

 

[...]

 

Idade madura em olhos, receitas e pés, ela me invade

com sua maré de ciências afinal superadas.

Posso desprezar ou querer os institutos, as lendas,

descobri na pele certos sinais que aos vinte anos

                                                                            não via.

Eles dizem o caminho,

embora também se acovardem

em face de tanta claridade roubada ao tempo.

Mas eu sigo, cada vez menos solitário,

em ruas extremamente dispersas,

transito no canto do homem ou da máquina que roda,

aborreço-me de tanta riqueza, jogo-a toda por um

                                                                       número de casa,

e ganho.


Rua Sena Madureira, Vila Mariana, 2021.

Passagem da Avenida Paulista, Cerqueira César.

Bela Vista, um domingo qualquer, 2019.

Drummond: Antologia Poética. Livraria José Oympio Editora, 1983.
Fotos: Hilda Araújo.

Nenhum comentário: