sábado, 20 de abril de 2024

LEMBRANÇAS DE VIAGEM

Fiz minha primeira viagem para o exterior em 1993 e eu fiz um roteiro que incluía quatro países: Inglaterra, França, Itália e Grécia. Na época, a VASP estava em agonia e tinha apenas um voo semanal para a Europa e para uma única cidade: Bruxelas. Havia dois problemas: a VASP falir antes de eu voltar e o fato de que meu interesse pela Bélgica era nenhum. Resolvi arriscar e fazer um passeio por Bruxelas e depois conhecer Bruges antes de atravessar o canal da Mancha até Dover (Inglaterra) por Oostende. A viagem foi perfeita. 

Como a volta seria por Bruxelas, 40 dias depois cheguei à cidade na véspera do embarque para São Paulo. Resolvi ir um pouco mais cedo para o aeroporto – fazia muito frio e garoava. Ao entrar no saguão, conferi os voos no monitor (naquela época as telas dos monitores tinham fundo preto com letras verdes). E lá estava “VASP – voo cancelado”! Com o coração um pouco acelerado, fui procurar o balcão da companhia para me informar sobre motivos e providências para resolver o problema. O problema, entretanto, aumentou de tamanho, quando percorri toda área de check-in e não vi nem sinal de VASP. Fiz nova volta e nada. Respirei fundo. Ainda faltavam umas três horas para início do check-in, nenhum conterrâneo à vista e então pensei que era melhor esperar sentada porque assim que os brasileiros chegassem a confusão estaria estabelecida. Dito e feito. Nem precisei esperar muito porque minutos depois localizei a funcionária da VASP puxando a placa da companhia seguida por um batalhão de brasileiros alvoroçados. Juntei-me ao grupo. Sem recursos, a empresa brasileira não tinha um balcão fixo. Alugava um espaço horas antes dos voos. Uma confusão generalizada se estabeleceu junto ao balcão, já com a tabuleta de identificação. Motivo do cancelamento de acordo com o que nos disseram: a VASP tinha apenas um avião na rota e, como fizera um voo extra, ele se atrasou na volta. Nosso voo fora transferido para o dia seguinte. Tivemos direito a um telefonema rápido para o Brasil, fomos levados para um ótimo hotel onde nos serviram o jantar e o café da manhã. Ainda fiz outras viagens pela VASP que, tristemente, encerrou suas atividades após 72 anos de existência. 



Nenhum comentário: