quarta-feira, 24 de abril de 2024

PÉ NA ESTRADA

A serviço no Parque Estadual Ilha do Cardoso, década 1990. Foto: Chuvisco.

Frequentemente, escrevo sobre minhas viagens ao exterior, mas viajei pelo Brasil antes de atravessar as fronteiras do país. Sou paulista e, naturalmente, São Paulo é o estado que melhor conheço. Nasci em Taubaté, cidade que só fui conhecer há nove anos, e cresci em Santos, que é realmente a minha cidade. Posso dizer que conheço bem o litoral paulista – de Norte a Sul. Minha primeira viagem foi a Tambaú, para onde os milagres do padre Donizete Tavares de Lima atraiam centenas de peregrinos. Devia ter uns quatro ou cinco anos. Lembro vagamente da viagem de carro com a família e da terra vermelha da cidade. Depois que minhas tias casaram, ficamos apenas eu e minha avó e às vezes viajávamos para o interior. Saíamos muito cedo de casa para o passeio, tomávamos o ônibus para São Paulo onde nos transferíamos para outro. Foi assim que visitei Araras, Leme, Rio Claro, Campinas e Caçapava. Quando fiz 15 anos, ela me proporcionou um presente tão maravilhoso quanto os livros que me deu ao longo da vida: uma viagem de trem para Minas Gerais. O começo da aventura foi em Bauru, onde voltei outras vezes. 

            Tento me lembrar das cidades que conheço ou visitei a serviço – estas são a maioria, mas é difícil. São poucas, pois o Estado de São Paulo tem 645 municípios. Assis, Campinas, Campos do Jordão, Diadema, Eldorado, Embu das Artes, Franca, Guarulhos, Itapetininga, Itariri, Itu, Jarinu, Jundiaí, Mairiporã, Mauá, Miracatu, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Pirassununga, Porto Feliz, Registro, Ribeirão Preto, Ribeirão Pires, Santa Isabel, Santa Rita do Passa Quatro (terra natal de minha avó), São Bernardo do Campo, São Caetano, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Teodoro Sampaio.

Todas as vezes que fui a Piracicaba, lembro de ter feito refeições num restaurante à beira rio; de Teodoro Sampaio, boas recordações do Parque Estadual do Morro do Diabo. A primeira cobertura de interdição de uma rodovia por enchente foi em Miracatu.

O litoral de São Paulo possui cerca de 880 km de extensão: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Iguape, Ilha Comprida e Cananeia. Cubatão, embora não tenha praia, faz parte do Litoral Sul. Fiz caminhada de um dia de Peruíbe a Iguape duas vezes; acampei várias vezes em São Sebastião; fiz piqueniques em Mongaguá e Peruíbe; em Itanhaém, uma inesquecível Festa do Divino; quantos domingos ensolarados na praia do Tombo em Guarujá ou no Gonzaga em Santos ou no Gonzaguinha, em São Vicente... E por aí vão as recordações.

 

Nenhum comentário: