sábado, 27 de junho de 2026

FAZER NADA PODE SER TRABALHO

 


Quando descobri que havia um curso de jornalismo, me interessei imediatamente, porque gostava de escrever e também porque um repórter não fica confinado num escritório – ele trabalha em campo e só retorna à redação para escrever as reportagens. O jornalismo não é entediante, mas bastante estressante. Volto ao assunto depois de ler uma matéria sobre uma pessoa extraordinária – Shoji Miromiti, 37 anos, um homem com pós-graduação em Ciências, que trabalhou em uma editora de material didático por anos, depois tornou-se escritor freelancer e teve outras atividades, mas a cada experiência desencantava-se com o trabalho aborrecido e estressante. Até que assumiu que gostava mesmo era de fazer nada.

Como viver sem fazer nada? Um dia descobriu que podia ser “Uma Pessoa de Aluguel que Não Faz Nada” – ele recebe simplesmente por estar presente. Publicou na internet um aviso sobre o serviço chamado “Alugue um Faz-Nada. Serve para qualquer situação em que tudo o que se quer é que uma pessoa esteja presente”. E em pouco tempo o serviço estava funcionando. Em um ano tinha cem mil seguidores e atualmente quase meio milhão. Já foi contratado mais de quatro mil vezes. E ainda pode escolher o trabalho.

Seus clientes são pessoas que querem companhia para ir almoçar, acenar para alguém que está chegando no aeroporto, ver um escritor bloqueado trabalhando... Exemplo de pedidos:

“Quero provar um frappuccino de hojicha (chá verde japonês) do Starbucks. Normalmente, gosto de coisas doces e ouvi dizer que não é assim tão doce, mas de qualquer modo gostava de experimentar. Acho que não vou conseguir bebê-lo todo, por isso, pode partilhá-lo comigo? Não gostaria de desperdiçar nada.”

Pode parecer um paradoxo, mas o compromisso de sair de casa, dirigir-se ao encontro da pessoa e estar lá consiste no trabalho.

Vale a pena ler a reportagem.

https://sapo.pt/artigo/o-japones-shoji-miromiti-e-uma-pessoa-de-aluguer-que-nao-faz-nada-uma-historia-inacreditavel-6a3f87dd0090288908c75abc

Nenhum comentário: