PALÁCIO TIRADENTES
Há várias opções para
continuar a caminhada pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro a partir do Paço
Imperial, mas é difícil resistir à tentação de visitar o Palácio Tiradentes tão
próximo do Paço que de uma de suas janelas até parece possível tocar a
majestosa escultura à esquerda da entrada. Entretanto, há muito mais que
arquitetura e arte neste espaço. No início da colonização, à mesma época do
Paço, ergueu-se ali a Casa de Câmara e Cadeia, que se adaptou aos tempos de D.
João VI, ao período do Império e, serviu aos primeiros anos da República. Não é
por acaso que em frente ao prédio foi colocada a estátua de Joaquim José da
Silva Xavier: o Tiradentes ficou preso ali, aguardando o julgamento, e de lá
saiu para ser executado em 1792.
Com a República no final
do século XIX e a reurbanização da cidade no início do século XX, o prédio
histórico da Cadeia foi condenado e as autoridades logo encomendaram um novo edifício.
Assinam o projeto os arquitetos Archimedes Memória (1893-1960) e Francisco
Couchet e o resultado foi um prédio em estilo eclético para acompanhar a moda
da época. Uma fachada neogrega com seis colunas de 12 metros de altura, a
cúpula dourada e as duas vitórias de bronze que ladeiam as escadarias são um
convite a uma visita ao antigo Congresso brasileiro. O
palácio foi inaugurado em 1926, quando o presidente da Câmara era Arnolfo Rodrigues
de Azevedo (1868-1942). A festa não contou com a presença do presidente Artur Bernardes
(1875- 1955).
Durante
a visita monitorada, que dura cerca de trinta minutos, é possível ter uma boa
ideia de alguns períodos da história nacional. O Congresso funcionou naquele
endereço até ser fechado em 1937 com a instalação do Estado Novo e mais tarde ali
funcionou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIPE), órgão responsável pela
censura no país criado pela ditadura Vargas; retornou às funções originais
apenas em 1945. Com a transferida da Capital para Brasília em 1960, abrigou a
Assembleia Legislativa do Estado da Guanabara de breve existência e em 1975
tornou-se a sede da Assembleia do Estado do Rio de Janeiro.
O
Palacete foi decorado com obras dos principais artistas brasileiros do período
como Eliseu Visconti, João Timóteo da Costa, Carlos Oswald. Assim, a pintura da
cúpula do Plenário é de Rodolfo Chambelland e o vitral mostra o céu na noite de
15 de novembro de 1889 e um painel de Eliseu Visconti representa a assinatura
da primeira Constituição Republicana (1891). A visita inclui o salão nobre, a biblioteca e a sala das
comissões. Uma exposição
fotográfica registra os principais fatos da história política brasileira e
também do Parlamento fluminense.
Rua Primeiro de Março, s/n - Praça XV - Rio de
Janeiro. Visitas de segunda a sábado das 10 às 17 horas; domingos e feriados
das 12 às 17 horas. Gratuita.
Foto: H.P.Araújo, 15/11/2015.
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