sábado, 13 de maio de 2023

GOETHE E AS CORES




“De tudo que faço como poeta, não tenho a menor vaidade. Bons poetas viveram ao mesmo tempo em que eu, outros melhores ainda antes de mim, outros virão mais tarde. Mas que no meu século eu seja o único que conheça a difícil ciência das cores disso me vanglorio um pouco, e é por isso que tenho o sentimento de uma certa superioridade.”  



Johann Wolfgang Goethe (1749-1832) é o autor de "Um esboço da Teoria das Cores" – 1810. De acordo com o professor e pesquisador Israel Pedrosa (1916-2016), “os princípios levantados pela ‘Teoria das Cores’ – em que pese seus conhecidos equívocos – são as bases das artes visuais do século XX” (“Da cor à cor inexistente”. Editora Senac/SP). Goethe era formado em direito e estudou ciências naturais; o interesse pelas cores começou ainda na juventude, quando começou a desenhar e a pintar. Foi como escritor, dramaturgo e poeta que se destacou, sendo o iniciador do romantismo na Alemanha.

Crítico

Eis que me veio uma visita
do tipo (achei) que não me irrita.
O meu jantar não era chique,
mas ele comeu tanto ali que
não sobrou nada em casa e, quando
parou, já quase arrebentando,
o demo o fez sair só para
cuspir no prato em que jantara:
“A sopa estava um arremedo;
a carne, crua; o vinho, azedo.”
Que morra paralítico!
Com mil demônios! Era um crítico!

Johann Wolfgang von Goethe. “Da Atualidade de Goethe”. Tradução de Haroldo de Campos. In:_____. “O arco-íris branco”. Rio de Janeiro: Imago 1997

Ilustração: Goethe, retratado por Gerhard von Külgelgen em 1809.





Nenhum comentário: