NOTÍCIAS
VOAM PELAS RODOVIAS
Se as redações de jornal
caracterizam-se pela corrida contra o tempo – coletar informação, redigir,
preparar e enviar para a oficina (gráfica), imprimir, distribuir e chegar à
banca com o novo dia – como um jornal poderia ser produzido em uma cidade,
impresso em outra e voltar a tempo de competir com publicação local? Este
talvez tenha sido o desafio maior para todos os envolvidos na criação do novo
diário.
O plano montado funcionou perfeitamente
nos vinte anos de existência do jornal.
Uma equipe de repórteres e copies produzia uma parte do material até 13 horas e
um carro levava o malote para São Paulo por volta das 14 horas. A produção da
equipe da tarde era levada para a redação paulistana pelo malote das 20 horas.
Após um acidente grave na Via Anchieta, por um período esse serviço foi feito
pela empresa Expresso Luxo, vizinha do jornal, que fazia o transporte de
passageiros e de encomendas entre Santos e São Paulo em automóveis modernos em
40 minutos! A maior parte do frete era coberta com permuta de publicidade,
graças a um acordo obtido por Caldeira.
A empresa FOLHA DA MANHÃ mantinha
em Santos uma grande frota de veículos para a distribuição dos jornais do grupo
no Litoral Paulista. Caminhões partiam de São Paulo de madrugada com as edições
da Folha de S. Paulo, Notícias Populares, Gazeta Esportiva, Ultima Hora e
CIDADE DE SANTOS e retornavam para a Capital com o encalhe. Os jornais eram
descarregados na Rua do Comércio de manhã bem cedo e distribuídos por outros
veículos que zarpavam para o Litoral Sul, Guarujá e Bertioga a toda velocidade. Tornaram-se famosos os carros amarelos da FOLHA DE S. PAULO
e do CIDADE DE SANTOS que cruzavam as estradas do estado de São Paulo.
Fundamental nesse esquema diário
de ganhar tempo eram a telefoto e o telex. Fotografias urgentes eram passadas
para São Paulo por linhas telefônicas – num aparelho precursor do fax – num
processo demorado. O telex começava a funcionar no início da tarde,
transmitindo matérias para a secretaria paulistana, que funcionava a partir das
18 horas com um pequeno, mas importante, time: secretário, subsecretário,
diagramadores, copies e office-boys. Cabia ao grupo preparar as páginas nacional
e internacional, e acompanhar o fechamento do jornal junto à gráfica.
OFFSET DE
PRIMEIRA
Em matéria de tecnologia, o
jornal CIDADE DE SANTOS foi privilegiado. Com a decisão dos proprietários do
grupo FOLHA de rodar o jornal em São Paulo, o novo diário dispôs do que havia
de melhor em tecnologia de comunicação. No complexo da Alameda Barão de
Limeira, 425 (Campos Elíseos), na Foto-mecânica, destacavam-se as rotativas
GOSS URBANITE compradas nos Estados Unidos com financiamento do programa
“Aliança para o Progresso”. Com elas o CIDADE DE SANTOS tornou-se o primeiro
jornal brasileiro em offset. Na década de 1970, as GOSS URBANITE
passaram a rodar ao lado da GOSS METROPOLITAN, última palavra no gênero offset.
“Era fenomenal. Ela foi importada e a FOLHA DA TARDE teve a honra de estrear.
Eram máquinas sem similar no Brasil, capazes de imprimir com excelência
centenas de páginas em cores ao mesmo tempo” diz Ággio Jr.
O CIDADE DE SANTOS estreou a
revolucionária “composição a frio” e, na década de 1970, seguiu a FOLHA DA
TARDE na informatização da redação com os terminais de grandes “mainframes”
importados.
No início de junho de 1967, o
quadro de funcionários estava completo. JOÃO SAMPAIO DE MOREIRA NETO (“João
Gordo”) fora selecionado nos testes coletivos. Apesar de recém-saído da
Faculdade de Comunicações, era excelente e foi escolhido para a editoria de
Política. O primeiro Secretário de Redação foi Fraterno Vieira, que teve carta
branca para praticar suas concepções gráficas inovadoras.
Contrário a pautas por considerar
uma camisa de força, Ággio Jr. conta que sugeriu dezenas de temas de
reportagem. “Eram ideias e indicações simples, que a minha vivência
profissional me permitia dar.” A equipe começou a preparar a edição inaugural.
“Não lembro bem quantas páginas rendeu, mas foi inacreditável para uma equipe
que, um mês antes, ouvira explicações até sobre o que era uma lauda.” As
matérias locais foram elaboradas em Santos, enquanto as nacionais e
internacionais correram por conta da Secretaria de São Paulo, graças à Agência
Folha, Associated Press (AP), United Press International (UPI) e France
Presse (AFP) e mais tarde a Reuters. “Custavam uma fortuna” – comenta Ággio
Jr.
Textos e fotos (Geral e Porto)
eram entregues à Chefia da Reportagem e aos editores de seções (Sindical,
Esportes, Polícia, Variedades). Na Secretaria, o material passava pela
copidescagem (norma: textos curtos e objetivos) e em seguida ia para a
diagramação na banca integrada pelo Horley.
“Depois de apenas 30 dias e sem rodar sequer
um número zero, conseguimos por nas ruas a primeira edição do jornal CIDADE DE
SANTOS.” A foto aérea da primeira página mostrava a orla da praia a partir da
Ponta da Praia com a legenda: “Você está acostumado a ver Santos como nesta
foto. Mas a partir de hoje vamos mostrá-la de todos os ângulos.” O exemplar
custava NCR$ 0,15 ou Cr$150. Ággio Jr. não se lembra da tiragem, mas a venda
foi um recorde superado apenas na edição de 1.º aniversário.
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